ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, IDENTIFICAÇÃO E CONTEXTO
Por: Cassiane Batista • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.702 Palavras (15 Páginas) • 162 Visualizações
DABLA BRANDA DOS SANTOS VIEIRA – MATRÍCULA: 3107386
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, IDENTIFICAÇÃO E CONTEXTO
SÃO PEDRO DA ALDEIA, RIO DE JANEIRO.
2018
SUMÁRIO
Identificação do Aluno .........................................................................................3
Introdução ............................................................................................................4
Atividades desenvolvidas no Estágio ...................................................................5
Observação e Interação na Escola ......................................................................5
Plano de Aula ......................................................................................................10.
Regência .............................................................................................................10
Considerações Finais ..........................................................................................16
Referências .........................................................................................................18
Anexos .................................................................................................................19
IDENTIFICAÇÃO
Nome do aluno: Dabla Brenda dos Santos Vieira
Matrícula: 3107386
Pólo: Magé
Curso: Pedagogia
Semestre: 1°(primeiro)
Ano: 2018
Início do Estágio: 26/03/2018
Termino do Estágio: 16/04/2018
INTRODUÇÃO
Jardim Escola Unidunitê, fica localizada no bairro Vinhateiro em São Pedro da Aldeia, é uma instituição da rede privada, e tem como seu maior objetivo a educação e avanço de seus alunos. É uma escola de extremo compromisso com suas práticas educativas e pedagógicas. A instituição tem uma ótima recepção para com os visitantes, estagiários e familiares de alunos, acredita-se que seja por este motivo que a mesma se encontra como uma das melhores da rede privada na cidade.
Durante o processo do estágio, foi adquirido um equilíbrio entre práticas educativas e teorias, onde foi possível observar e intervir de forma colaborativa para com a instituição. Me foi permitido a participação em feiras, reuniões com responsáveis, festas, aulas, atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula.
Ao apresentar a proposta do projeto UNICOM, foi notória a empolgação da instituição, pois a mesma além de se disponibilizar inteiramente, acreditou e investiu no projeto de forma grandiosa. O mesmo foi realizado juntamente com a equipe escolar, onde toda a escola foi inserida, se tornando então parte dos projetos anuários da escola, tendo em vista que já era algo pensado anteriormente pela direção pedagógica da instituição.
Muitos dos familiares “abraçaram” o projeto, e de fato marcaram presença nas apresentações, dinâmicas e interações do projeto. Existiram momentos totalmente relevantes para muitas famílias, foi possível perceber a troca da afetividade entre os integrantes das famílias, a felicidade dos alunos ao receber seus familiares na escola, e a proporção da participação da maioria, infelizmente não foi possível a de todos. De fato, quebramos muitas barreiras, e construímos pontes durante o projeto e depois do mesmo. Hoje o ambiente escolar é cercado por muitos responsáveis participativos e conscientes de sua importância na rede de ensino e no avanço de seus filhos.
DESENVOLVIMENTO
Observação e caracterização do espaço escolar:
Quanto aos aspectos físicos, foi possível observar que a instituição é de porte médio, onde totaliza 26 (vinte e seis) funcionários, possui 20 (vinte) salas, divididas em dois prédios, o prédio integral que também compõe a educação infantil, e o prédio do ensino fundamental que também compõe a sala de ballet e informática. Dentre estas salas também temos as salas dos professores e uma biblioteca desativa, que se transformou em “cantinhos da leitura”, distribuindo livros por cada sala de aula, de forma que os mesmos sejam rotativos de acordo com a faixa- etária dos alunos. A escola também possui 3 (três) pátios, 1 (um) refeitório e 7 (sete) banheiros.
São dois horários existentes na instituição, o integral que se inicia as 07:30 e se estende até as 18:00 horas, e o horário da tarde, que vai das 13:00 às 17:00 horas. Os alunos que estudam no horário integral tem o café da manhã, o almoço e o banho fornecidos pela escola.
Visto que a média é de 130/150 alunos, o ambiente e espaço é proporcional, tendo em vista que está quantidade é dividida em dois prédios suportáveis para as necessidades de suas faixas- etárias.
Entrevistas:
Profissional que coordena o processo de ensino- aprendizagem na escola
Orientadora pedagógica: Danielle Villar
Jardim Escola Unidunitê
Quais são suas atribuições?
“Minhas atribuições... Ah é o básico para que funcione, mas gosto de bem feito, do detalhe. Preso pelo lúdico, acredito que seja o melhor caminho, gosto que o planejamento seja dentro da realidade não só da escola, mas dos alunos também, sempre me faço perguntas, como? Quando? Será? Vão conseguir? Esta de acordo com meus alunos? Essa é a base Dabla, eu pelo menos acredito nisso, acredito dessa forma. Se minha maior atribuição não forem meus alunos, o crescimento intelectual deles, a pedagogia não faz sentindo, concorda?
Como se organiza o trabalho didático da escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos...)?
A organização como já mencionei é básica, são compostos de disciplinas, objetivos, conteúdos e desenvolvimento, dentro do desenvolvimento que mora o grande detalhe que citei anteriormente, eu preso muito pela leitura deleite, acho importante, penso que se eu professor, não incentivar meu aluno a praticar a leitura diária, quem é que fará isto? Será que em casa, ele pode contar com este exemplo? E aí? No planejamento também deve ter como práticas por aulas, e aí já estamos falando de disciplinas. Práticas sobre como introduzir o assunto, o que vou utilizar? Um vídeo, uma música, uma roda de conversa, um debate, um jogo, o que? Claro que tudo de acordo com a faixa- etária que estou lidando. É o mínimo, mais de forma enriquecida, os alunos precisam disso para melhor se desenvolverem.
...