ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Sheylah • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 8.888 Palavras (36 Páginas) • 223 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SHEYLAH MARCIA DE BARROS DA SILVEIRA - 170124539
URUGUAIANA - RS
2017
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientadora: Prof. (a). Michelle Souza Julio Knaut.
SHEILAH MARCIA DE BARROS DA SILVEIRA - 170124539
URUGUAIANA
2017
SUMÁRIO
1. Introdução ...........................................................................................................4
2. Desenvolvimento..................................................................................................6
2.1. Caracterização da instituição .........................................................................6
2.2. Inclusão na escola estagiada ...........................................................................9
2.3. Observação participante da turma...............................................................10
2.4. Descrição da docência.....................................................................................14
3. Considerações finais...........................................................................................23
Referências..............................................................................................................24
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma produção acadêmica realizada com base nas experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado na educação infantil realizado na E.M.E.Infantil Pedacinho durante o período de setembro a novembro de 2017 em uma turma da Pré escola (5 anos).
O estágio na educação infantil objetiva ao futuro professor conhecer diretamente o campo de sua atuação, entender o seu contexto, aplicar e recriar os conhecimentos adquiridos durante sua formação, viabilizar a vinculação da prática à teoria, integrar os saberes de todas as áreas na aplicação da docência e promove a inserção do pedagogo no ambiente educacional e espaços de formação diversos. Na educação infantil o estágio permeia as concepções de criança, dos conteúdos e dos cuidados necessários a sua educação integral.
Segundo CAMPOS (2007), o estágio é um espaço para as atividades que os alunos deverão realizar durante sua formação universitária, junto ao seu campo de atuação profissional futuro. Ou seja, é uma oportunidade de aplicar a teoria e conhecer a teoria que aflora deste. Porém não quer dizer que haja uma divisão entre prática e teoria. Ambos se complementam e são dependentes um do outro. A escola, nesse âmbito, constitui-se num “espaço de síntese”, de integração entre as diferentes instituições educativas e a as práticas de aprendizagem escolar. A escola, hoje, necessita ser o centro de construção e produção de cultura em constante intercâmbio com o meio social envolvente, constituindo-se em contexto de aprendizagem e de reflexão permanentes, exigindo, portanto um profissional educador dirigente com um novo perfil.
O educador para estar bem preparado para a docência deve ter conhecimento dos aspectos sociológicos, políticos e físicos, tanto do seu local de atuação, quanto dos seus alunos para que sua prática educativa seja coesa e interessante ao seu educando.
Considera-se como educação infantil, aquela etapa da Educação Básica, que se faz em instituições do sistema de ensino em período parcial ou integral sob a responsailidade de docentes legalmente habilitados, onde se acolhe crianças de 0 a 5 anos, em que se desenvolvem aspectos físicos, cognitivos, psicológicos, emocionais, intelectuais e sociais, contribuindo para seu desenvolvimento integral e sua inserção na esfera pública. A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança envolve simultaneamente dois processos psicológicos, emocionais elementares e indissociáveis: o cuidar e o educar (DIAS, 2004). É dever do Estado, e como tal deve ser oferecida de forma gratuita e obrigatória a toda a população.
Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes em uma escola de educação infantil, em uma das turmas da mesma. Também foram planejados e aplicados 10 planos de aula com temas e conteúdos diversos, que envolveram minha participação de docência em sala de aula na escola estagiada.
O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão, a observação participante da turma, a descrição da docência, as considerações finais, referências e anexos.
DESENVOLVIMENTO
Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado de Educação Infantil, articulando-se a descrição das observações e das ações realizadas com o referencial teórico pertinente a cada situação informada, a caracterização da instituição estagiada, a inclusão frente a escola, a observação participante da turma, a descrição da docência realizada de acordo com os planos de aula planejados e as referências utilizadas para construir o presente relatório;
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A instituição observada durante as atividades deste estágio encontra-se localizada na região urbana da cidade de Barra do Quarai, que se situa no extremo oeste do Rio Grande do Sul, na zona fisiográfica denominada Campanha Ocidental. A escola é pública tendo sido inaugurada em 18 de dezembro de 2014, iniciando suas atividades em fevereiro de 2015, encontra-se localizada à Rua Francisca Godoy Rollim, nº 304, Bairro Norman Irio Gutierrez no município de Barra do Quaraí/RS, sendo mantida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDUC), com sede à Rua Salustiano Marty, nº 1000, telefone celular nº (55) 997244120 – (55) 34191080, Bairro Centro. Atende crianças de ambos os sexos na faixa etária de 4 meses a 5 anos e onze meses cujas famílias são constituídas de moradores da cidade, possibilitando também as famílias oriundas do interior do município. É uma escola ampla, apresentando condições adequadas de localização, acesso, segurança, salubridade, iluminação, saneamento e higiene com espaços destinados exclusivamente ao uso das crianças e dos funcionários.
...