TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL

São Paulo

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

 MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO

Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia.

São Paulo

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO        3

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSEVAÇÃO PARTICIPATIVA        5

A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR (A)        10

CONCLUSÕES: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES        14

REFERÊNCIAS        14


INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

O presente Estágio foi realizado no Colégio que é mantido pela O referente Colégio oferece ensino de Educação Básica nas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sendo que para a Educação infantil e Ensino Fundamental I o inicio da jornada escolar diária se dá às 07h30 e se estende até às 17h30 com turmas no período matutino e vespertino. Existe ainda a opção de jornada escolar de período Integral com disponibilidade de prolongar até às 19 horas.  A faixa etária do Ensino Fundamental ofertada abrange crianças a partir dos 06 anos de idade completos em junho, e a grade curricular para essa modalidade, que é o foco desse memorial, conta com aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Ciências, Inglês, Espanhol, Informática, Educação Física, Musicalização, Artes, e cursos extracurriculares de Dança, Judô, Teatro, Robótica, Coral e Futsal. O que favorece o alcance dos objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao que tange o Ensino Fundamental, no que diz respeito a utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal – como meio para expressar e comunicar ideias, interpretar e usufruir das produções da cultura. (PCN, p.48)

O colégio está pautado com o mesmo compromisso em educação e conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida, no que se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizados sintonizados com as necessidades, possibilidades e interesses dos alunos e com os desafios da sociedade contemporânea, de modo a formar cidadãos autônomos, capazes de se servir dessas aprendizagens em suas vidas. (BNCC, p.17)

Quanto à estrutura do Colégio, ela está disposta com uma área separada para cada modalidade. A área destinada ao Ensino Fundamental conta com salas de aula bem iluminada e arejada com capacidade para 30 alunos, sala de música com instrumentos, sala de artes, anfiteatro, sala de dança, Judô e informática. Há também o pátio com refeitório e cantina com horários diferentes para cada modalidade.

Um contexto que me fez lembrar o que destaca Horn (2004, p. 21) citado pela autora Rau (2012, p. 227), quando nos relata que:

As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica. Ela traduz as concepções de criança, de educação e de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário.

Os professores são graduados e pós-graduados, atuantes na área de Educação há mais de cinco anos no mínimo, presentes e atuantes no contato com pais e responsáveis que é feito por meio de agendas, e-mails e reuniões. Todos os professores participam de cursos e são incentivados a continuar pesquisando, estudando e se aprimorar.    

No que diz respeito ao período em que estive em campo, observação e Aplicação de Docência, meu estágio teve inicio em 27/04/2018 e término dia 25/05/2018 no período matutino das 07h30min. às 11h30min. Apesar de já conhecer o Colégio que estagiei, fiquei bastante apreensiva, pois estagiar é sempre um momento de novos conhecimentos e de se reconstruir. É através do Estágio que temos a oportunidade de nos tornarmos profissionais reflexivos, pesquisadores, comprometidos com as problemáticas educacionais, indispensável á construção do ser profissional, como nos coloca as autoras Pimenta e Lima:

O estágio como componente curricular e eixo central nos cursos de formação de professores apresenta os aspectos indispensáveis à construção do ser profissional docente no que se refere à construção da identidade dos saberes e das posturas necessárias. (2012, p.29)

Ao chegar ao Colégio, todavia, mais uma vez, fui muito bem acolhida. Foi-me colocada à opção de observar todas as turmas do Ensino Fundamental e como sou apaixonada por novas experiências e saberes, não poderia deixar passar a oportunidade de saber como funcionava a didática de cada ano.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

Comecei meu estágio com a turma de 1° ano. A professora que está à frente dessa turma chama-se Laís, uma querida. Super simpática e sorridente, de voz mansa e pausada. A turma tem 13 alunos, sendo 6 meninas. Uma turma calma, que responde bem aos comandos da professora e com liberdade para perguntar, levantar, interagir. As carteiras são organizadas em fileiras, as paredes decoradas com Quadros coloridos de E.V.A. e Papel cartão com as regras estabelecidas entre professores e alunos, calendários, quadro de ajudante do dia, aniversariantes, alfabetos, feitos pela professora e armários abertos com materiais de apoio. Há também um canto de leitura com revistas e livros para que as crianças leem e folheiem enquanto a Docente se ocupa nas correções individuais com os discentes. Apesar de as carteiras serem fixas a organização do espaço trás muito do quer os Parâmetros curriculares nos orienta na página 67: [pic 1]

Em um espaço que expresse o trabalho proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais é preciso que as carteiras sejam móveis, que as crianças tenham acesso aos materiais de uso freqüente, as paredes sejam utilizadas para exposição de trabalhos individuais ou coletivos, desenhos, murais. Nessa organização é preciso considerar a possibilidade de os alunos assumirem a responsabilidade pela decoração, ordem e limpeza da classe. Quando o espaço é tratado dessa maneira, passa a ser objeto de aprendizagem e respeito, o que somente ocorrerá por meio de investimentos sistemáticos ao longo da escolaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (372 Kb)   docx (254.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com