ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVESIDADE
Por: anaambb • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA
PÓLO – TELÊMACO BORBA PR
ANA CAROLINA MARIANO BENTO
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVESIDADE
ALYNE FERNANDES DAS DORES OLIVEIRA
TELÊMACO BORBA PR
2014
ANA CAROLINA MARIANO BENTO
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVESIDADE
Trabalho apresentado para a disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade, do Curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial de nota para aprovação desta disciplina.
Profª.Ma. Mariciane Mores Nunes,
Profª. Maria Clotilde Bastos.
TELÊMACO BORBA PR
2014
Introdução
Esse Desafio Profissional trata de multiculturalismo e diversidade que estão presentes no sistema de ensino brasileiro, procurando tratar também da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), das relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira e Africana. Observando a diversidade e o multiculturalismo existentes nas escolas.
Desenvolvimento
Passo 1
Observando a tabela abaixo será mostrado a diversidade e o multiculturalismo nas escolas de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Documentos: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) foi alterada em 9 de janeiro de 2003 sendo aprovada a Lei nº 10.639/03, tornando obrigatoriamente o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo oficial do ensino fundamental e médio da Educação brasileira, a Lei 10.639/03 sendo alterado o art. 26-A pela Lei 11.645 aprovada em 10 de março de 2008 no currículo oficial da rede de ensino, pública e privada a obrigatoriedade da temática – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) O Brasil em 1998 obteve um avanço importante para a sociedade brasileira, colocando em prática a proposta educacional e curricular multiculturalista, assim que reconhece o valor da pluralidade e a diversidade cultural, com o objetivo de demonstrar a sociedade/cidadania o respeito às diferenças.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A partir 2004 onde foi aprovada a Lei inclusão para a Educação de Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos escolares com uma grande repercussão na pedagogia tanto nas escolas como na formação de professores. Procurando reconhecer que além de garantir vagas negros tanto nas escolas como as universidades, é preciso
...