ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO “A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”
Por: Bahdejesus • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 528 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
BÁRBARA CRISTINA MARTINELLI DE JESUS RU: 1219773 - TURMA 2015/03
ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO “A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”
MOGI DAS CRUZES
2015
BÁRBARA CRISTINA MARTINELLI DE JESUS RU: 1219773 - TURMA 2015/03
ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO “A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”
[pic 1]
MOGI DAS CRUZES
2015
“A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais”.
1 - Qual o objetivo do texto?
O objetivo do texto é analisar sob a ótica dos estudos culturais as concepções subjacentes à inclusão, tendo em vista a opinião de alunos surdos que estavam inseridos em salas de aula regulares.
2 – O que o texto propõe pelo trecho “tratar sobre inclusão significa ir além do ingresso de alunos diferentes na escola”?
No trecho citado acima, o texto propõe que garantir o ingresso de alunos diferentes nas escolas não basta, se não for além, estando atentos para promover movimentos pedagógico-curriculares na mesma, que envolva todos os alunos, não como uma massa homogênea, mas como possuidores de histórias próprias, percepções particulares, enfim com peculiaridades que os fazem únicos.
3 – Onde a pesquisa descrita no texto foi realizada? Qual seu objetivo?
A pesquisa foi realizada foi realizada em escolas da rede publica regular de ensino da cidade de João Pessoa – PB, com o objetivo de investigar o processo de inclusão dos alunos surdos.
4 – Explique o termo integração.
O termo integração era usado, basicamente, para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, junto com os “normais”. Para atingir esse objetivo, o trabalho realizado nas instituições especiais era voltado ao processo de reabilitação, visando a suprir as lacunas cognitivas, comportamentais, linguísticas e sociais dos alunos.
5 – Aponte algumas iniciativas no sentido de atender a um dos critérios fundamentais para haver o desenvolvimento pedagógico adequado das pessoas surdas em âmbito nacional.
Algumas das iniciativas no sentido de atender a um dos critérios fundamentais para haver o desenvolvimento pedagógico adequado das pessoas surdas no âmbito nacional é a língua de sinais, e o interprete de LIBRAS nas salas de aula, já que a mesma é composta por alunos ouvintes e surdos e professores ouvintes, além do planejamento e das estratégias de aprendizagem buscadas pelo grupo escolar.
6 – Apresente as características principais da discussão sobre o currículo e a inclusão dos alunos surdos.
As principais características da discussão do currículo sobre a inclusão dos alunos surdos apresentam dois eixos principais: O das politicas educacionais e o das discussões teóricas. No primeiro, tem sido visível o impacto das reformas curriculares, no contexto das reformas neoliberais. No segundo, a teoria curricular tem sido abalada por uma série de perspectivas que colocam em questão as visões mais tradicionais da teoria curricular, ocasionando o surgimento de uma diversidade de perspectivas no campo. O fundamental nessa discussão foi reconhecer que, para tentar tornar a sociedade mais humana, a escola deve buscar desbloquear os mecanismos de exclusão existentes.
7 – Explique o caminho percorrido pela pesquisa apresentada no artigo.
O estudo se realizou em três escolas da rede publica regular de ensino, sendo duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, localizadas na cidade de João Pessoa – PB, que tinha alunos surdos incluídos. Constituíram-se participantes do estudo 12 (doze) alunos surdos. Os dados deste estudo foram obtidos a partir de entrevistas, com um roteiro previamente elaborado. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas, para que fosse possível registrar os depoimentos de forma fidedigna. De posse de todos os dados, foi feita a transcrição passo a passo, registrando, na íntegra, os depoimentos obtidos. Em seguida os dados foram classificados a partir da leitura exaustiva e repetida dos depoimentos. Assim foi possível desvendar o que estava por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que foi explicitado, adotando uma atitude de dialogo com os dados e o corpus selecionado.
...