ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: Monica Fernanda • 21/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.938 Palavras (16 Páginas) • 524 Visualizações
MONICA FERNANDA LAFOURCADE
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RELATÓRIO FINAL
Gramado
2016
Monica Fernanda Lafourcade
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Ariane Regina Cazzaro
Tutor de sala: Jacira Costa Pereira
Gramado
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
2 ROTINA OBSERVADA
3 REFERENCIAL TEÓRICO
4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................
6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Estágio realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva – Parobé, Rio Grande do Sul, ao chegar na escola fui bem recebida pela gestão e coordenação pedagógica, onde encaminharam-me as salas de aula, observei do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, os professores de todas as turmas foram muito atenciosos. Observei que os professores trabalham de acordo com o P.P.P da escola e que lidam diariamente com as diferenças culturais e sociais. Escolhi o quinto ano para fazer o projeto de intervenção, conversei com a professora onde ela sugeriu como tema Alimentação Saudável. E justificou que o tema está ligado diretamente com os acontecimentos que vem ocorrendo tanto na escola quanto a má alimentação dos alunos já na chegada as 07:30 da manhã. A proposta de intervenção apresentada é sobre a alimentação saudável buscando conscientizar os alunos sobre a importância que a boa alimentação tem para a sua vida. O estágio proporciona uma integração com a realidade escolar, pois quanto acadêmicos se tem apenas conhecimentos teóricos, é a partir do estágio que integram conhecimento teóricos e práticos, o estágio possibilita enxergar que apesar das realidades vividas sempre se encontram maneiras e práticas para contribuir para uma melhor atuação profissional, possibilita ainda ao futuro pedagogo assumir com autonomia os processos educativos, compreendendo significativamente o processo pedagógico de forma compromissada e responsável ao mesmo tempo em que se aprende a partir de suas experiências para que tenham a capacidade de analisar e contribuir para um futuro melhor, proporciona ainda a oportunidade de investigar, analisar e intervir de forma real e coerente na realidade educacional em que se está inserido.
1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva tem como entidade mantenedora a Secretária Municipal do município de Parobé. Tendo como Grau de Ensino a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Está situada na Av. Das Nações, 1212 no Bairro Guarujá, Parobé – RS.
Em 1961 fundou –se no município, localizado na Vila Nova, Guarujá, Parobé/RS
Na ocasião a escola acolheu 52 alunos das quatro primeiras séries do ensino fundamental, tendo como diretora a professora Marieta as Silva, que permaneceu até 1965. Em agosto de 1961 realizou-se a inauguração oficial.
O terreno foi doado pelo senhor Ireno Pedro da Silva com as seguintes condições: que a escola fosse construída onde realmente está e a mesma tivesse o nome do seu falecido pai, Idalino Pedro da Silva.
Idalino foi um simples jornaleiro da época; como tantos outros da região. Homem pobre, trabalhador, honesto e humilde tendo somente o primário completo. Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1945, no hospital de São Leopoldo.
No ano 1972 aos 16 dias do mês de novembro foi fundado o círculo de pais e mestre da escola.
Em 17 de abril de 1981 foi inaugurado o novo prédio da escola que é constituído: cozinha, secretaria, sala de coordenação, sala de direção, doze salas de aula, banheiros, biblioteca com espaço para áudio visual, laboratório de informática, sala de projetos, duas salas para depósito (arquivo e educação física).
Em 2003 iniciaram-se obras de ampliação da escola, concluídas em dezembro de 2004.
Em 2016, conta com quinze salas de aula, cozinha, refeitório, área de serviço, banheiro para
...