ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: simonirosasvieir • 3/12/2017 • Artigo • 3.089 Palavras (13 Páginas) • 307 Visualizações
b[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ............................................................................................... 03
- OBJETIVOS DA PESQUISA .......................................................................... 04
- Geral ......................................................................................................... 04
- Específicos .............................................................................................. 04
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...................................................................... 05
- PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO ................................................................... 10
- METODOLOGIA ........................................................................................ 10
- DIAGNÓSTICO DA ESCOLA ............................................................ 11
- RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................ 12
REFERÊNCIAS .................................................................................................... 13
ANEXOS: CRONOGRAMA DO ESTÁGIO .......................................................... 15
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Área de Concentração: Metodologias de ensino.
Tema: A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE PROCESSO DE SOCIALIZACAO DA CRIANCA DO l PERIODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLA...
- INTRODUÇÃO
O presente Projeto de Estágio em Educação Infantil intitulado A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE PROCESSO DE SOCIALIZACAO DA CRIANCA DO l PERIODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLA..., tem por finalidade ser pré- requisito para o primeiro estágio da graduação de Pedagogia e foi realizado observando alunos do l período da educação infantil do CEPS Centro Educacional Palavras do Saber localizado na cidade de Manaus, Amazonas. Esse texto é resultante de reflexões teóricas e experiências acadêmicas no campo de estagio com a relação família-escola é, hoje, tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. E a ausência dos pais às reuniões pedagógicas pode ser um indicativo do pouco acompanhamento da vida escolar das crianças por parte dos pais. Diante desse contexto, definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa argumentar teoricamente sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos, enumerar os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola, descrever o papel da escola no processo de interação com a família e verificar como ocorre a interação entre a escola e a família. “Polivalente de Linhares I”. Para a obtenção dos dados foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e um levantamento, por meio da aplicação de questionários a um grupo de pais de alunos. Nos resultados foi constatado que a importância da educação na vida de um cidadão, a responsabilidade familiar de educar e cuidar dos filhos e a consciência dos efeitos positivos da presença assídua da família na escola sobre o desempenho escolar dos filhos é consenso entre as diferentes classes sociais e intelectuais da população estudada. Também não foi verificado um grande desequilíbrio na relação entre família e escola pesquisada, porém, uma parcela muito pequena demonstrou ter conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola em questão. Sendo assim, conclui-se que a sociedade necessita de uma parceria de sucesso entre a família e a escola, pois só assim poderá, realmente, fazer uma educação de qualidade e que possa promover o bem estar de todos.
- OBJETIVOS DA PESQUISA
- Geral:
- Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar onde possibilite o conhecimento da família de cada criança, seus valores, bem como o tipo de família a que elas pertencem. Estabelecer a integração entre Família x Escola e propiciar a confraternização em comemoração ao término do ano letivo entre as famílias que fazem parte do ambiente escolar e todo corpo docente.
- Específicos:
- Valorizar a importância do diálogo dentro do ambiente escolar e familiar. Analisar o lúdico como linguagem universal no espaço educativo;
- Promover a integração entre Família e Escola;
- Propiciar atividades interativas (músicas, danças de roda) que desenvolvam a socialização e a afetividade da criança e família.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quanto ao envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados componentes importantes para o desempenho das instituições de ensino, e para o desenvolvimento e segurança da criança em seu processo de ensino aprendizagem dentro do ambiente escolar. A escola exerce uma função importantíssima na vida dos indivíduos; a função educadora. Por isso se faz necessário a participação da família no desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem nos meios sociais do qual ela faz parte, principalmente a escola.
Içami Tiba (1996, p.140) nos diz que "o ambiente escolar
deve ser de uma instituição que complemente o ambiente
familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e
geradores de afetos.
Outro fator apontado por Paro (2007) como prejudicial à integração família e escola é a comunicação ineficiente. Em relação a isso, ele afirma que a comunicação eficiente entre a família e a escola está muito distante da realidade atual, e que os valores importantes no que diz respeito ao ensino ficam prejudicados nesse tipo de relação. De acordo com o mesmo autor, a falta de iniciativa dos educadores contribui de maneira significativa para este quadro. Para ele, os docentes deixam a desejar nas atitudes, além de haver escassez de trabalho em conjunto com a família dos alunos.
...