ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: ingrid23campos • 7/4/2019 • Relatório de pesquisa • 4.162 Palavras (17 Páginas) • 551 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INGRID RODRIGUES DE SOUZA CUNHA - 160107494
OURO PRETO DO OESTE
2017
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Suelen Ribeiro
INGRID RODRIGUES DE SOUZA CUNHA
OURO PRETO DO OESTE
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 6
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 8
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 9
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 15
ANEXO B – Planos de Aula 17
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade ressaltar a importância do estágio na educação infantil, verificando o modo de se trabalhar e pôr em prática os conhecimentos obtidos na sala de aula, refletindo sobre cada momento desse processo e estabelecendo conceitos necessários para seu desenvolvimento.
O estagio vem proporcionar a vivencia com os processos de ensino e pesquisa no centro de educação infantil, desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas a profissão docente, considerando o contato direto com o meio escolar, embasada na formação teórica do curso.
O pré-escola é um direito de toda criança com até 5 anos de idade, segurado pela lei n° 12.796/2013, que também esclarece ser gratuito e dever dos pais ou responsáveis matricula-los a partir dos 4 anos. É a primeira etapa da educação básica e se divide em creche para crianças de 0 a 3 anos que pode ter jornada parcial ou integral e o pré-escola para quem tem de 4 a 5 anos que pode ser matutino ou vespertino.
A proposta pedagógica da escola foi elaborada contando com a participação de todos integrantes responsáveis pela educação orientada numa perspectiva sócio interacionista do conhecimento infantil, sendo eles pais, funcionários da escola, equipe gestora, afirmando o alicerce necessário para o crescimento físico e intelectual da criança. Juntamente com a equipe foi elaborado 10 planos de aula com conteúdos que envolvem desde matemática, linguagem oral, identidade autonomia, movimento até musica e artes visuais.
O texto deste relatório está subdividido em introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho, o desenvolvimento que apresenta resumidamente observações feitas durante todo o estágio como conhecimentos e emoções, a caracterização da instituição que relata toda a sua estrutura organizacional, a observação frente aos processos de inclusão e como a instituição esta se adaptando para ser cada dia mais inclusivo, a observação em sala de aula e sua rotina diária, como se desenvolveram os planos de aula e sua aplicação no maternal e por fim as considerações finais, que descreve em breves palavras como foi a experiência e em que ela ajudou.
DESENVOLVIMENTO
Para a elaboração deste trabalho foi necessária à convivência com muitas pessoas diferentes, professores, pais, alunos e toda a equipe da escola, que fizeram um maravilhoso acolhimento nos onze dias de frequência a instituição. Conhecer toda a sua estrutura predial, e organizacional, como se desenvolve o trabalho oferecido a comunidade, o que tem a oferecer aos pais e alunos que estão ali todos os dias.
Conhecer as crianças e suas necessidades, dar apoio e carinho quando se torna preciso. Nos dias de observação, era quase impossível ficar em um canto somente olhando, como são muitas crianças que precisão se atenção o observador automaticamente passa a ser auxiliar, ao ver uma criança chorando por ter levado um beliscão ou uma mordida, ou precisando de ajuda com algum brinquedo, ou até mesmo gripada com o nariz escorrendo, você se prontifica a fazer, são coisas que não podem esperar e que são gratificantes quando se abre um sorriso.
É fascinante como algumas crianças se apegam tão rápido, talvez por necessidade de carinho, talvez pela atenção que recebem e em troca demonstram amor pelas pessoas que lhe deu devida atenção, para crianças de até dois anos de idade a atenção do adulto tem uma importância muito grande, neste período eles estão descobrindo muitas coisas novas e por isso fazem de tudo para terem a atenção toda para eles, esta pode ser uma das explicações para algumas crianças que passam a gritar muito, chorar sem parar e agredir os colegas.
A adolescência do bebê, primeira adolescência ou o famoso “terrible twos” – terríveis dois anos, em inglês –, é a fase em que a criança passa a se comportar de modo opositivo às solicitações dos pais. De repente, a criança que outrora era tida como obediente e tranquila passa a berrar e espernear diante de qualquer contrariedade. Bate, debate-se, atira o que estiver à mão e choraminga cada vez que solicita algo. A causa para esse período é simplesmente o próprio desenvolvimento natural da criança. A fase dos 2 anos de idade é um período de grandes mudanças para ela. Até então, o pequeno seguia os modelos e as decisões dos pais. Gradualmente, ele passa a se perceber como indivíduo, com desejos e opiniões próprias, e isso gera uma enorme necessidade de tomar decisões e fazer escolhas por si (MACAGNAN, 2015).
...