ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Mírian Goulart • 12/6/2021 • Relatório de pesquisa • 9.999 Palavras (40 Páginas) • 141 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
DIGITE AQUI O NOME DO CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÍRIAN CARLA GOULART - 170117813
CASCAVEL
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
DIGITE AQUI O NOME DO CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. Maria Luiza Sobreira De Oliveira.
MÍRIANCARLA GOULART - 170117813
CASCAVEL
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 15
2 DESENVOLVIMENTO 16
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 16
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 27
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 30
2.4 PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DE PROFESSORES 33
2.5 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 33
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 40
REFERÊNCIAS 41
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 42
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem por objetivo relatar as práticas empregadas durante o estágio supervisionado realizado no Centro de Educação Infantil Nossa Senhora dos Anjos, atendendo o cumprimento da matéria de Estagio Supervisionado na Educação Infantil.
Com o objetivo de aplicação de conteúdo e práticas pedagógicas na educação infantil, bem como, a observação das práticas desenvolvidas no centro de educação onde foram realizadas as práticas do estágio, buscou-se apresentar métodos que pudessem colaborar com o aprendizado dos alunos de uma forma lúdica e elaborada, pensada para contribuir com o projeto pedagógico que estava sendo aplicado as turmas durante o período estagiado.
Com base na faixa etária atendida pela educação infantil (0 a 5 anos), foram elaboradas práticas pedagógicas para cada faixa etária trabalhada na escola onde se decorreu o estágio, Maternal II (2 a 3anos), Pré I (3 a 4 anos) e Pré II (4 a 5 anos) atendendo as normas do PPP da escola e também apropriando o conteúdo trabalhado ao que as professoras regentes estavam trabalhando. Tendo como objetivo o desenvolvimento de algumas capacidades, como: ampliar relações sociais, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizando diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
A escola escolhida para o estágio adota como base a metodologia Montessori como foco de seus métodos pedagógicos, sendo assim, buscou-se englobar atividades que arremetessem as crianças a aprendizagem através dos estímulos do toque e da experimentação, para que a criança partindo do concreto desenvolvesse a compreensão e o aprendizado. No estágio foram realizados 5 planos de aula, onde 3 direcionados ao Maternal II, 1 para o Pré I e 1 para o Pré II.
Para melhor compreensão deste documento, o mesmo está subdividido em: introdução, que abrange de forma geral ao que se decorre no relatório a seguir. O desenvolvimento que trata sobre a caracterização da instituição, onde foram mapeados a estrutura e os métodos aplicados na escola, bem como relações, avaliações, ludicidade, a inclusão de crianças com deficiência e as participações observadas dentro das atividades e também com as reuniões com professores para desenvolver a docência aplicada com base nos planos de aula durante este estágio.
DESENVOLVIMENTO
No transcrever deste relatório serão apresentados todos os relatos observados durante a realização do Estágio Supervisionado de Educação Infantil, onde iniciaremos com o mapeamento do Centro Educacional, bem como, sua estrutura física, métodos pedagógicos e relações entre alunos, funcionários e familiares envolvidos nesta instituição, conselhos de classe, avaliação e como procedem frente a inclusão de alunos com deficiência. Tendo como objetivo observar as práticas existentes e compreender o que se transcorre na instituição como forma de aprendizado prático para o futuro da carreira pedagógica, visto que as abordagens teóricas embasam o conhecimento.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O estágio supervisionado na educação infantil, foi realizado em uma Instituição Particular Confessional Católica, tendo como entidade mantenedora a Associação Franciscanas Angelinas (AFRANGEL). As Irmãs Franciscanas Angelinas chegaram ao Brasil em 21 de agosto de 1985 para desenvolver seu trabalho missionário em terras brasileiras. E a partir da observação da realidade da então Vila Cancelli, buscaram atender as famílias carentes com um Jardim de Infância, intitulado Nossa Senhora dos Anjos.
Essa iniciativa contou com o apoio do município que no dia 04 de março de 1988 concedeu o Alvará de Licença. Já na época contou-se com auxílio de benfeitores da Itália, o que possibilitou a compra de móveis (carteiras, bancos, mesinhas, armários - tudo adequado à faixa etária), bem como sanitários, parque infantil, material pedagógico, etc.
...