EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: msouzarg • 11/10/2016 • Relatório de pesquisa • 393 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
O encontro com a Educação Ambiental faz aumentar a vontade de ampliar o conhecimento a respeito do assunto, tendo em vista que é um assunto novo e ainda desconhecido para muitas pessoas. É possível constatar que através de pesquisas em relação a Educação e Meio Ambiente descobre-se um campo vasto de informações que por vezes podem ser polêmicas e ao mesmo tempo instigadoras de encontrar soluções para as questões que a envolvem na atualidade.
No fórum do curso é possível notar o quanto amplo é a questão da educação em relação ao meio ambiente, alguns conceitos divergem, mas em sua maioria se complementam criando um enorme e vasto conceito muito complexo.
É possível constatar que a Educação Ambiental é uma necessidade da sociedade atual e da realidade em que se encontra o planeta. A preocupação com o meio ambiente vem crescendo e com isso, busca-se desenvolver meios para reverter e minimizar efeitos causados por ações da humanidade ao longo dos tempos. Mas isso será possível quando se desenvolver no indivíduo a conscientização, a sensibilização, a percepção de tudo o que ocorre ao seu redor.
A educação é o caminho mais propício para que tal evolução aconteça, e o alicerce da vida de qualquer ser, na construção de um cidadão consciente, ativo e participativo na sociedade em que vive.
Surge então o anseio de verificar a importância e o desenvolvimento da educação ambiental na sociedade, sua importância para os professores, para os alunos e como ela é percebida pelos mesmos.
Neste campo, aparece a união de práticas aliadas a atores e políticas que nele se inscrevem a partir de determinada conduta específica para o enfrentamento da crise ambiental e que consiste na criação entre Educação e meio ambiente. A complexidade e o estreitamento desta relação tem como qualificação a própria educação como educação ambiental e os seus atores como os educadores ambientais.
Nos últimos trinta anos a questão Ambiental vem se configurando no âmbito das grandes questões contemporânea. Expressando a falência, a crise Ambiental tem colocado o enfrentamento dos riscos produzido tanto pelo acelerado desenvolvimento das forças produtivas como pela degradação da biosfera ou seja, o empobrecimento do patrimônio natural do planeta e da capacidade da recuperação dos ecossistemas.
A interdependência de relações entre a sociedade e meio ambiente aliado ao desinteresse pela modernidade industrial, colocam-se como um dos grandes dilemas da atualidade do mundo atual.
...