Ed Popular
Por: bina123 • 30/5/2016 • Resenha • 405 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Todos nos sabemos que a educação popular diferente da educação tradicional visa o direito de todos os cidadões. É baseada na realidade e experiência do povo através do dialogo, sua principal característica é o saber da comunidade como ferramenta principal para o ensino. É aprender a partir do conhecimento de todas as pessoas e ensinar a partir de seus cotidianos.
A educação Popular pode e deve ser aplicada em qualquer contexto, mas sua maior aplicação é nas aldeias, no ensino de jovens e adultos e assentamentos. O resultado dessa educação é que o sujeito passa a poder se inserir na sociedade, onde até aí era totalmente oprimido e rejeitado.
Freire não tinha como ferramenta principal os movimentos sociais, porem, contribuiu muito para a relação entre ambos. A partir dos ensinos de Freire as pessoas puderam se tornar pessoas criticas e reflexíveis para deixar de ser pessoas oprimidas e serem vistas como objetos. Freire lutou para transformar a realidade social do povo, e conseguiu muitas conquistas.
Durante muito tempo a educação popular era entendida como uma modalidade de ensino. Depois de um determinado tempo é que ela pode ser entendida como um movimento de lutas para que a educação se tornasse direito de todos.
A partir do século XX as escolas formais se tornaram ainda mais fortes procurando manter os princípios de liberdade e justiça. Diante disso os trabalhadores começam seus movimentos para que os estado fosse responsável pela educação formal para todos. Foi a partir desses movimentos que surgiu a necessidade e obrigação de criar uma educação que atendesse as necessidades do povo e de sua realidade.
Só se foi possível notar a diferença apôs os primeiros escritos de Paulo Freire, que trazia um compromisso ainda maior em relação a educação, não apenas popular mas em busca do bem de todos. Segundo Freire deveria se transformar os modelos de ensino tradicionalista e construir novas formas de práticas pedagógicas. Mas para que isso acorresse era preciso o trabalho em grupo, pois nenhuma pessoa é capaz de transformar a sociedade sozinha.
A partir dessas percepções de Paulo freire que foi visto que havia mesmo possibilidade de mudar a educação e que, poderia ocorrer muitas mudanças, a partir de pequenos e grandes movimento em busca dos direitos do povo.
Hoje a educação é muito mais do que apenas trabalhar com as pessoas menos favorecidas, mas sim é um exemplo de educação para muitos países bem desenvolvidos.
...