Educação Em Ambientes Não Escolares
Por: Alecsandra Pierre • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 952 Palavras (4 Páginas) • 310 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
[pic 1]
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Professor Joel Filho
Grupo:
Nomes: Alecsandra Saraiva Pierre R.A.: 9896546960
Carina Soares Santos R.A.: 2980576278
Isabel Cristina Amorim R.A.: 8408120748
Turma: 6° A / Noturno
Guarulhos 2017
Educação Formal, Não-Formal e Informal
A educação formal é a que ocorre dentro do espaço escola, universidades, instituições politécnicos, entre outras instituições. Esta organizada segundo o nível nacional, dentro de estruturas hierárquicas e burocráticas.
Na educação não-formal a pratica educativa ocorre fora das instituições regulares de ensino, e não possuem um currículo nacional à ser seguido. As escolas de informática, inglês e outras, são exemplos da educação não-formal, este é um ensino com maior flexibilidade.
Educação informal, ocorre através da interação social, com familiares, amigos, assim como acontece dentro de igrejas, todos que transmitem valores culturais herdados historicamente.
Tudo sobre Pedagogia
A Pedagogia é um conjunto de métodos e estratégias da educação e do ensino, que estuda os ideais de educação, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas.
O curso de Pedagogia dura em média de 3 à 4 anos, exceto em casos de bacharéis, o profissional desta área deve possuir três principais vocações: ser paciente e didático, gostar de trabalhar diretamente com crianças e gostar de acompanhar o desenvolvimento das pessoas.
Nesta área pode-se escolher atuar em dois núcleos: administração e magistério, o primeiro trata-se de atuar como supervisor escolar, diretos, gestor e na administração geral da escola. O segundo, magistério, trata-se de atuar diretamente em sala de aula ministrando-as, sendo que o pedagogo/professor pode ensinar nos anos inicias (educação infantil) e no ensino fundamental (do 1° ao 9° ano).
Os conteúdos adquiridos no curso de pedagogia pode variar conforme a universidade escolhida, porém as disciplinas básicas que não fogem em nenhuma delas, são: Psicologia de Educação, Sociologia Aplicada a Educação, História da Pedagogia Geral e no Brasil, Pratica e Didática do Ensino, assim como há os estágios supervisionados dentro das escolas.
Porque Pedagogia? E quais as contribuições que o curso trouxe-lhe?
Alecsandra: Escolhi pedagogia, pois ao meu ver é a única área em que alguém pode fazer a diferença verdadeiramente, afinal são os professores que ajudam e auxiliam no desenvolvimento das crianças que são o futuro do nosso país. Mas escolhi principalmente para honrar os meus antigos professores, a quem em devo tudo, eles são para mim como “heróis”, tudo o que sei e que eu sou hoje é graças a eles, e se estou aqui numa universidade, é porque eles me incentivaram e me fizeram acreditar nos valores da educação.
As contribuições que este curso me trouxe foram muitas, o que mais posso dizer que me marcou foi saber que a pratica de lecionar é maior e mais complicada do que imaginava, porém com os estágios realizados durante o curso eu pude realmente ter a certeza de que estou na área certa.
Carina: Eu escolhi pedagogia porque amo muito crianças, e sempre gostei de ensinar as pessoas, tenho paciência e acho que para se formar um cidadão tem que ter muita paciência, transmitir segurança naquilo que se faz.
As contribuições que o curso me trouxe foi, ampliar meus conhecimentos sobre os métodos de ensino e me fez enxergar as verdades por trás dos atos dos professores.
...