Educação virtual na pedagogia
Por: jucirineu • 15/2/2017 • Trabalho acadêmico • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 627 Visualizações
1- O contexto da mudança: algumas características as Sociedade da Informação que são relevantes para a educação.
Algumas das características são:
- A complexidade, a interdependência e a imprevisibilidade que presidem as atividades e as relações dos indivíduos, dos grupos, das instituições e dos países;
- Informação, excesso de informação e ruído;
- A rapidez dos processos e suas conseqüências;
-A escassez de espaços e de tempo para a abstração e a reflexão;
- A preeminência da cultura da imagem e do espetáculo;
- A transformação das coordenadas espaciais e temporais da comunicação;
- A homogeneização cultural;
- O surgimento de novas classes sócias: os inforricos e os infopobres.
2- A influência da Internet: novas ferramentas, cenários e finalidades Educacionais.
A influência da internet trás para a educação várias ferramentas que acaba por favorecer tanto o professor como o aluno, tais como a interação dos mesmo com a internet proporcionando assim a comunicação com o mundo externo, elaboração de aulas e conclusão de trabalhos pelos alunos e professores.
3- o impacto das TIC na educação: Discursos e expectativas.
O objetivo de construir uma economia baseada no conhecimento requer que a aprendizagem seja colocada em destaque, tanto no plano individual quanto no social; neste marco, as TIC, e mais especificamente as novas tecnologias multimídia e internet, apresentam-se como instrumentos poderosos para promover a aprendizagem, tanto de um ponto de vista quantitativo como qualitativo. Por um lado, estas tecnologias tornam possíveis, por meio da supressão das barreiras espaciais e temporais, que mais pessoas tenham acesso à formação e a educação. Por outro lado, graças às tecnologias multimídia e à internet, novos recursos e possibilidades educacionais estão disponíveis. Além disso, a utilização combinada das tecnologias multimídia e da internet torna possível aprender em praticamente qualquer cenário.
4- Usos das TIC nas escolas e nas salas de aula.
A incorporação das TIC na educação está, portanto, longe de apresentar um panorama tão homogêneo quanto às vezes se supõe, e seus efeitos benéficos sobre a educação e o ensino distam muito de ser tão generalizados quanto algumas vezes se insinua, entre outras razões porque na maioria dos cenários de educação formal e escolar as possibilidades de acesso e uso dessas tecnologias ainda são limitadas ou mesmo inexistente.
Por outro lado, mesmo os países e escolas nos quais, os acessos dos professores e dos alunos às TIC está garantido, menos de dois em cada dez professores utilizam habitualmente os computadores em sala de aula. E quando se analisa o tipo de uso, resulta que estas potentes tecnologias freqüentemente acabam sendo utilizadas como editores de texto e em aplicações de um nível baixo, que reforçam as práticas educacionais existentes em vez de tranformá-las.
5- A incorporação das TIC na Educação: desafios.
Podemos assinalar a conveniência de pôr à disposição do professorado recursos e apoios que contemplem tanto os aspectos tecnológicos quanto os psicopedagógicos e didáticos; de centrar os processos de formação do professorado nos usos efetivos das TIC nas salas de aula mais do que nas suas potencialidades teóricas; de dar prioridade aos usos transformadores e inovadores das TIC, ou seja, aqueles que permitem desenvolver atividades de ensino e aprendizagem que não seriam possíveis sem essas tecnologias; de dar prioridade aos usos das TIC que aproveitam por igual suas potencialidades como tecnologias de informação e comunicação; de sugerir a incorporação das TIC nas escolas e salas de aula não como um fim em si, mas no marco de uma dinâmica transformadora e inovadora que as TIC contribuem para reforçar ou ainda, retomando as considerações precedentes a propósito da alfabetização digital, de vincular a incorporação das TIC a uma revisão do currículo que leve em conta as práticas socioculturais próprias as SI associadas a essas tecnologias e que inclua objetivos, competências e conteúdos necessários para participar nessas práticas, mesmo que isso obrigue, como não pode ser de outro modo, a renunciar a outros objetivos e conteúdos que talvez já tenham deixado de ser básicos na sociedade atual.
6- Quais as principais características da nova sociedade da informação que impactam diretamente na educação?
Embora não sejam todas as escolas que tenham acesso as tecnologias de informação, os avanços tecnológicos são indispensáveis para toda a sociedade, pois está presente em tudo.
O acesso a internet, facilitou o aprendizado dos alunos, expandindo o acesso a informações atualizadas, a possibilidade do aprendizado fora da escola, possibilitando o uso de novas metodologias.
7- A partir das leituras, qual a opinião do grupo sobre o impacto das TIC na educação formal e escolar?
Os alunos desde muito cedo já possuem acesso as TIC, o que torna indispensável que os professores se qualifiquem, inserindo essas novas tecnologias no cotidiano escolar, pois elas podem servir de aliadas as metodologias utilizadas em sala de aula.
8- Quais as principais dificuldades e desafios para integrar as TIC na educação?
As principais dificuldades são a acessibilidade para todos, pois infelizmente ainda existe desigualdade social, impossibilitando o acesso a novas tecnologias.
Por outro lado também existe a resistência de alguns professores, que não conseguem incorporar o uso dessas tecnologias em sala de aula.
...