Educação
Por: gabeira • 4/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 774 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
TRABALHO DE FOLCLORE
Professora: Carla curso: Pedagogia 5° Período B
Acadêmicos: Suelem, Michele, Renata, Janaína, Helena, Claudia e Gabriel.
- Como caracteriza-se o fandango paranaense?
É considerado como manifestação paranaense. Diferente dos outros estados possui características próprias. As batidas, os instrumentos e as formas de tocar são diferentes, o sarandeio das prendas, o bater das palmas, as roupas, o pateio feito com botas de couro, lembram as danças românticas da Espanha e Portugal.
- Fale sobre os instrumentos musicais usados para a execução do fandango. E o acessório fundamental para o fandango?
Viola – é fabricada nas ilhas paranaenses. É confeccionada de caxeta, madeira que era abundante no litoral paranaense, leve, fácil de trabalhar e que não “pega bicho”. No Paraná , ela possui onze cordas, ou seja, cinco cordas duplas, mais meia corda denominada turina. Não há método para afinação.
Adufo – É uma espécie de pandeiro. O aro é feito de caxeta, e as baterias são feitas com tampinhas de garrafa. O couro de cotia é utilizado para cobri-lo. Na falta, pode ser usado couro de mangueiro.
Rabeca – Feita de caxeta, imbuia, cedro ou coroba, tem seu corpo ou boneco esculpido em madeira inteiriça e apenas um tampo sobre ele mesmo. Sobre o tampo é cravado o cabeçote do braço que, por ser totalmente trabalhado, transforma o instrumento em objeto de arte.
O acessório fundamental para o fandango são os tamancos que são feitos de madeira e tira de borracha.
- Qual é a relação do fandango com o barreado?
É o principal alimento dos fandangueiros, de fácil preparo e relativamente barato. Ele fornece muita energia para os fandangueiros aguentarem as várias horas de dança. Pode ser requentado várias vezes em muitos dias, sem se deteriorar.
- Comente sobre as marcas do fandango.
Para cada marca há um sapateado diferente. Existem marcas bailadas ou valsadas, dançadas seguindo o ritmo como qualquer dança de salão.
Das marcas de fandango as seguintes são as mais executadas são:
Queromana – coletivo (rapa-grande) e o bailado. Mão direita do homem com a mão direita da mulher e esquerda com esquerda. Bailam duas vezes para lá e para cá e trocam de par até bailar com todos da roda.
Sapo – mão esquerda do homem na mão esquerda da mulher. Mão direita do homem na cintura da mulher (ou quadril). Bailam duas vezes para a esquerda e duas vezes para a direita. O cantador imita o coaxar do sapo, e o “8” é feito com pulinhos, imitando um sapo.
Batida rufada, volta-folgadeira – as damas vão fazendo o “8” com todos os homens da roda, que quase parados, apenas as rodeiam enquanto elas descrevem o “8” em suas voltas até chegar aos seus pares. Em seguida é a vez deles fazerem o mesmo no sentido inverso. Mais uma vez as mulheres. Após dançar com todos, voltam aos seus pares. É por isso o nome de volta-folgadeira ou se eles dançarem primeiro, volta – senhor.
...