Educação
Por: deboracavalheiro • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.363 Palavras (10 Páginas) • 174 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DÉBORA SALAMI CAVALHEIRO - RA: 7930702475
DEISE WEBWR DA ANUNCIAÇÃO - RA: 6787419288
FERNANDA VICENÇO - RA: 7702633603
JULIANA BERNARDO DA ROSA - RA: 5568152318
TAÍS SILVEIRA DA ROZA - RA: 6575299707
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
CAXIAS DO SUL-RS
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional Marlei Teresinha Trevisan Zampieron.
CAXIAS DO SUL- RS
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma parte sobre o que é o associativismo e como mais uma forma de participação social por algum beneficia a sociedade.
Pessoas que lutam por alguma melhoria democrática em sua sociedade, cultura entre outros. Buscando uma meta a ser alcançada.
A Educação não-formal vem tomando grandes proporções na área da educação na sociedade atual, um exemplo disso são as crescentes ações de instituições tanto governamentais, quanto não governamentais, prioritariamente no atendimento a criança e ao adolescente, a ação da educação não-formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural política e social, contudo esta ação quase não se dá nos âmbitos escolares e mesmo com a existência do programa federal chamado escolas abertas, na prática são poucas as escolas que atuam com esta perspectiva, de abrir as portas da escola para a comunidade nos finais de semana e é essa ação que se denomina escola aberta
ETAPA 1 - OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL.
A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este.
É um processo organizado, porém não avaliado formalmente, pois esta seria uma educação voluntaria, onde o indivíduo procura a aprendizagem de acordo com os seus desejos e interesses. No caso dos adultos é um tipo de aprendizagem ao longo da vida.
Aprendemos muitas coisas a partir do momento que ingressamos no ambiente escolar, sendo estas de valores cognitivos e sociais. Porém precisamos salientar que um aluno que inicia sua vida escolar não pode ser considerado uma tábua rasa, pois este carrega consigo o seu conhecimento de mundo, ou seja lições que aprendeu no decorrer de sua vida, independentemente de sua idade, sendo esta uma educação não formal.
A educação não-formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. Os programas de educação não-formal não precisam necessariamente seguir um sistema sequencial e hierárquico de ``progressão”. Podem ter duração variável e podem ou não, conceder certificados de aprendizagem. Toda educação é, de certa forma, educação formal no sentido de ser intencional mas o cenário pode ser diferente: o espaço da escola é marcado pela regularidade pela sequencialidade. O espaço da cidade é marcado pela descontinuidade pela eventualidade, pela informalidade.
Além das próprias escolas temos também as igrejas, sindicatos, partidos ...
Na educação não-formal, a categoria espaça é tão importante como a categoria tempo. O tempo da aprendizagem na educação não-formal é flexível, respeitando as diferenças e as capacidades de cada um, de cada uma. Uma das características da educação não-formal é sua flexibilidade tanto em relação ao tempo quanto em relação à criação e recriação dos seus múltiplos espaços.
ETAPA 2 - OS SIGNIFICADOS DO ASSOCIATIVISMO NO BRASIL E OS PROJETOS SOCIAIS.
O Associativismo como alternativa de desenvolvimento local e sustentabilidade social, isto é, uma prática social de uma criação e gestão de associações organizada por uma assembleia, direção ou conselho para algum objetivo em comum. Esse processo não gera fins lucrativos, mas sim para benefício de uma pratica para favorecer a sociedade e cidadania.
Em nossa pesquisa percebemos que o movimento é antigo, mas somente no ano de 1990 é que ganhou consistência sobre a suas ações, onde ganhou sustentabilidade ao desenvolvimento local, associado aos pontos de economia, cultural, política, social e ambiental. Essa prática assume a importância muito significativa para a sociedade ou população de um determinado lugar sempre movido por uma meta, o movimento através de suas diferentes estruturas desempenha um papel fundamental no contexto social e global sempre focado a um interesse geral.
O movimento é muito favorável à democracia por isso a importância de se definir a identidade do local e a necessidade, pois é um fator decisivo para que o movimento seja concretizado.
O associativismo pode ser visto como para a realização de um objeto, uma oportunidade de fortalecimento humano através da troca de experiências, pela vivência organizada entre pessoas, que proporciona a transformação da sociedade e melhoria da própria existência humana resultando em oportunidades de crescimento humano e desenvolvimento local.
O associativismo é a ponte de execução dessas ideias, geralmente concretizadas por grupos organizados sendo essa a relação dos projetos sociais e o associativismo. O mesmo luta na sociedade civil nos processos reivindicatórios, e de luta por direitos e cidadania. Projeto social contexto histórico, conflitos de classes sociais, a depender dos modelos culturais e sociais. É possível compreender movimentos sociais como a ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Situação didática que envolva o público-alvo na educação não formal no Brasil/ Educação profissional no Brasil.
...