Educação Infantil e Literatura
Por: pollyanna2 • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.941 Palavras (8 Páginas) • 534 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ELLEN ROSE FERREIRA PRESTES
educação infantil E LITERATURA
[pic 2]
Sete Lagoas/MG
2015
ELLEN ROSE FERREIRA PRESTES
educação infantil E LITERATURA
Trabalho apresentando as disciplinas: Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V. Da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Profs. : Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.
Sete Lagoas/MG
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho será embasado em teóricos e estudiosos que desenvolveram obras relacionadas a área educacional pautando a temática da literatura na Educação Infantil. A obra literária selecionada para o desenvolvimento do trabalho foi “O galo Tião e a dinda raposa” da autora Lenira Almeida Heck.
Discorreremos inicialmente sobre a história do livro escolhido, seguindo após com aprofundamentos sobre o desenvolvimento humano e como a literatura pode colaborar neste contexto de maneira significativa, levando os educandos a construírem seus conhecimentos prazerosamente.
DESENVOLVIMENTO
O livro escolhido ressalta em seu contexto história sobre um galo que era treinado pelo seu dono para brigar e um certo dia o galo Tião atacou seu dono que o expulsou do seu sítio.O galo Tião foi embora com sua companheira e encontrou com uma raposa com quem fez amizade.Após algum tempo o galo e sua companheira tiveram alguns filhotes e escolheram a raposa como madrinha dos seus filhotes e assim a história continua...será o que vai acontecer..Vamos deixar esse gostinho de quero mais para continuarmos depois.
De acordo com o estatuto da criança e do adolescente em seu artigo a responsabilidade inicial de educação das crianças é da família, sendo posteriormente outorgada também a escola que auxiliará as famílias no processo de ensino aprendizagem das crianças.
Nesta perspectiva histórico- social, o desenvolvimento do ser humano ocorre em função do fato de ser membro de uma cultura, ou seja, dentro de um contexto histórico cultural e institucional. Vygotsky e seus colaboradores explicam de que maneira e por quais princípios acontecem essas aquisições: É um processo de apropriação dos instrumentos(ferramentas)culturais. Ressaltam que o desenvolvimento de cada ser acontece de acordo com o meio onde o mesmo está inserido e de acordo com esta teoria a história sociocultural é o motor do desenvolvimento humano.
Sendo assim importante ressaltarmos que os exemplos que as crianças possuem em casa e na escola são essenciais para que se desenvolvam e se tornem futuros leitores, ou seja, se os contextos sociais onde as crianças estiverem inseridas forem permeados de livros e leitores, a probabilidade de também serem leitores é maior do que aqueles que não convivem com livros e leitores.
Vygotsky lançou a ZDP(Zona do desenvolvimento Proximal),o que significa alternativas diferenciadas ,para desenvolver às maneiras tradicionais de se pensar sobre a capacidade e às práticas de avaliação.
Wood ,Bruner e Ross(1976),introduziram o termo andaime ou suporte, as atividades solicitadas aos alunos, nesse sistema de ensino, situam-se apenas um tanto acima do nível do que indivíduo pode realizar sozinho ,onde outras pessoas com conhecimento fornecem o andaime ou suporte de tal modo que o aluno consegue cumprir a tarefa que sozinho não conseguiria.
No âmbito educacional todos os educadores devem ter como objetivo, ao usar apoios, suportes ou andaimes, a condução do aluno a se tornar um indivíduo independente e autorregulado, capaz de resolver problemas sozinho.
De acordo com Woolfolk (2000),e também outros autores ,os professores e professoras podem apresentar a seus alunos variados tipos de andaimes e suportes ,como por exemplo : fornecer objetivos claros ;apontar passo a passo as atividades; relacionar o novo conhecimento com atividades a serem construídas pelos alunos ;utilização de perguntas-chave ; regular as dificuldades partindo de problemas menos complexos, oferecer exemplos semi- prontos e etc.
Em relação as bases do desenvolvimento da aprendizagem humana e as disfunções da aprendizagem relacionadas a fatores orgânicos. Não se sabe totalmente o que ocorre na arquitetura cerebral da criança para permitir a identificação da cada som com cada letra, mas sabemos que existem fases do desenvolvimento natural da aquisição da leitura.
Segundo Ehri (Beech,2005;Ehri,2005) existem quatro fases que são: Pré alfabética, alfabética parcial, alfabética plena e alfabética consolidada. E o desenvolvimento e velocidade de cada criança em passar pelas fases está relacionada de acordo com o ambiente, mas de um modo geral a sequencia é sempre gradativa.
O processamento fonológico inicia-se no primeiro ano de vida do indivíduo de acordo com Mills(1997), tem sido observada a ativação de regiões cerebrais occipitais e temporais dos hemisférios direito e esquerdo. Nos anos seguintes observa-se um giro no temporal esquerdo, porém dos nove aos onze anos de idade ainda ocorre uma ativação desta região durante o processamento visual e auditivo da palavra.
Através das pesquisas realizadas nas obras desses teóricos acima citados percebe-se que vários são os fatores que podem prejudicar a aprendizagem humana, as áreas estão interligadas entre si, pois existem problemas genéticos psicológicos, pedagógicos, sociais e orgânicos, que podem causar danos sérios a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo em formação.
E diante da necessidade de prevenir e remediar problemas relacionados a aprendizagem humana. Pode-se ressaltar que a interação entre as escolas e famílias que devem estimular as crianças ao hábito da leitura é também de suma importância nesse contexto, onde o trabalho em equipe proporcionará um resultado bom e através desta junção social auxiliar as crianças que estão em fase de formação. Visando desta forma uma qualidade de desenvolvimento melhor para os indivíduos que se encontram em formação social, moral e cognitiva.
...