Educação Nova
Por: UMinho • 9/1/2016 • Abstract • 266 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Página 1 de 2
Pedagogia Nova (Deway, Laparéde, Decrody, Cousinet, Montessori, …)
- Terminologia- pedagogia nova, escola ativa, educação funcional, escola renovada, pedagogia orgânica, pedagogia aberta, pedagogia informal, escola nova, educação puerocêntrica (pedagogia centrada na criança)
- Finalidade da Educação- “transmitia” a cultura a partir das forças vivas da criança, permitindo o desenvolvimento das forças da inerentes criança, valores subjetivos, pessoais.
- Método- educar “de dentro para fora”, ponto de partida: lado subjetivo, pessoal da criança, pedagogia de interesse, escola ativa (“learning by doing”), educação funcional.
- Conceção da criança- a criança tem necessidade, interesse, uma energia criadora, a criança tem um valor- ela age; fomentar o desenvolvimento integral da criança; o programa gravita em torno da criança.
- Conceção do programa- os campos de interesse da criança determinam o programa (estrutura e conteúdo), realismo do programa (conteúdo ligado ao meio no qual vive a criança).
- Conceção de escola- a escola é um meio natural e social no qual se desenvolve a vida da criança, espontaneidade infantil, a criança resolve os problemas reais, a escola ajuda a resolver os problemas do momento.
- Papel do professor- o mestre guia, aconselha, “transporta” a criança para o saber; o mestre é uma “pessoa recurso”; a criança está no centro da ação.
- Disciplina- disciplina pessoal (motivação intrínseca), a disciplina vem do interior.
- Tipo de pedagogia- a pedagogia do sujeito (a criança a desenvolver), pedagogia da ordem espontânea (natural).
- A natureza deve estar em harmonia com a sala de aula
- A criança por natureza é responsável
- Deve abandonar-se o protecionismo exagerado
- A criança deve ser tratada como tal, nunca como um adulto pequeno
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com