Educação ambiental
Por: prifessora • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 6.197 Palavras (25 Páginas) • 190 Visualizações
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Priscila Vieira de Souza
Professora- Glauciaglivian Erbs da Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED 0579) – Estágio
22/11/13
- RESUMO
A educação ambiental (EA) atua na mudança de comportamentos e atitudes em relação à problemática ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) incluem a EA como tema a ser inserido transversalmente nas diversas áreas de conhecimento. Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local favorável e propício para promover a educação ambiental. Nesse sentido, o trabalho apresentado, identificou a educação como elemento transformador para uma consciência ambiental coletiva e, defende que a EA é um componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal, para a formação de cidadãos de ações conscientes, críticos e comprometidos com o meio ambiente .O estudo revelou que atitudes e ações programadas sobre a importância e a necessidade da preservação e conservação do meio ambiente é possível,assim como uma melhora na qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.
Palavras-chave: Escola. Meio Ambiente. Prática educacional.
- 1 INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental pode ser definida como uma tomada de consciências do ambiente pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar e do mesmo. Por isso, a principal função da Educação Ambiental é a construção de um novo olhar da sociedade, da escola e das famílias sobre o meio em que se vive, através da adoção de comportamentos ambientalmente corretos e que devem ser aprendidos na prática, no cotidiano, conscientizando os alunos e educadores sobre a importância de novos hábitos, para melhorar as condições ambientais e construindo cidadãos mais responsáveis.
Diante destas afirmações, o trabalho apresentado tem como objetivo, perceber como a escola e profissionais da educação, da rede municipal de ensino, exploram o tema transversal Meio Ambiente.
A partir da leitura da fundamentação teórica é possível ter clareza da importância desta temática e de sua abordagem sistemática e transversal na educação. Na vivência do estagio ocorre os relatos das impressões e praticas, a partir das observações e entrevistas de profissionais da educação, alicerçada na fundamentação teórica. Já nas impressões do estagio é possível encontrar uma postura critica e reflexiva do resultado do estagio, sobre a complexidade ambiental e a geração de uma nova compreensão do espaço.
...