Ensino de Matriz para Alunos do EJA
Por: marciarbarbosa • 27/6/2021 • Projeto de pesquisa • 7.649 Palavras (31 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
CRISTIAN APARECIDO ESTEVÃO
FERNANDO ALVES DE OLIVEIRA
FLAVIO JOSE DE CAMPOS
MARCIA REGINA BARBOSA RODRIGUES
MÁRCIO ALBERTO DE BARROS
RODINEI APARECIDO DA SILVA
O ensino de matrizes por meio de dados do cotidiano dos alunos da EJA.
Ribeirão Pires - SP
2021
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
O ensino de matrizes por meio de dados do Cotidiano aos alunos da EJA.
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura Ciências Naturais e Matemática da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Ribeirão Pires – SP
2021
ESTEVÃO, Cristian Aparecido, DE OLIVEIRA, Fernando Alves, DE CAMPOS Flávio José, RODRIGUES, Márcia Regina Barbosa, DE BARROS, Márcio Alberto, DA SILVA, Rodinei Aparecido. O ensino de matrizes por meio de dados do Cotidiano aos alunos da EJA. 00f. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura Ciências Naturais e Matemática. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Juliana Coelho. Polo Ribeirão Pires, 2021.
RESUMO
Este trabalho procurou descrever um estudo sobre a aplicabilidade e ensino da Matemática para alunos do EJA, propondo-se analisar os conceitos utilizados, causas e resultados das dificuldades existentes para resolver problemas que necessitam da reflexão e conceito de Matriz. Portanto foi utilizado o método de estudo qualitativo tendo como mecanismo um questionário direcionado aos trinta e três alunos da EJA, realizado no Centro Escola BF, na cidade de Suzano – SP. Para aprofundar nessa análise contamos com pesquisas bibliográficas de autores envolvidos com o tema. Os resultados obtidos indicam que o assunto é demasiadamente abstrato, considerado pela maioria dos alunos desnecessária e sem aplicabilidade no cotidiano, por tanto, desprovida de sentidos. Seguindo o conjunto de metodologias inovadoras como: metodologia ativas, modelagem matemática e design thinking, presentes na literatura educacional atual, as atividades proposta para o desenvolvimento do referido conteúdo foi a partir do consumo de água e energia elétrica dos alunos, permitindo-lhes relacionar a matemática da sala de aula com uma situação derivada de seu dia-a-dia, ou seja, colocando sentido ao tópico estudado.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos; modelagem matemática; metodologias ativas, multiplicação de matrizes.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Idade 7
Figura 2 – Dificuldade em aprender. Fonte: Autores. 8
Figura 3 – Qual sua dificuldade. Fonte: Autores 8
Figura 4 – Aplicação de Matriz Fonte: Autores 9
Figura 6 – Importância em aprender matemática. Fonte: Autores 9
SUMÁRIO
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 3
2.1 Objetivo Geral. 3
O ensino e aprendizagem da matemática para os alunos do EJA. 3
2.2. Justificativa e delimitação do problema 4
2. 3. Fundamentação teórica 5
2.4. Metodologia 6
2.4.1. Relato do resultado do questionário. 7
2.4.2. Gráfico 1 – Idade dos alunos. 7
2.4.3 Gráfico 2 – Dados relacionados as questões aplicadas. 8
2.4.4 Metodologias utilizadas para o ensino do tema. 11
2.4.5 A experiência com os alunos e Validação 13
2.4.6 – A experiência com os alunos 13
2.4.7– Validação 14
3 - Conclusão. 22
REFERÊNCIAS 23
1. INTRODUÇÃO
A compreensão da importância que a matemática tem e sua influência na sociedade, temos que optar pelo desenvolvimento do indivíduo sobre a sua formação crítica e o seu fortalecimento de desenvolver a sua capacidade investigativa, assim se tornando atuante no meio social, são atributos indispensáveis e em especial ao trabalho docente. Para isso, é necessário a busca de novas metodologias de ensino, que proporciona aos docentes romper os paradigmas atuais, desenvolvendo o raciocínio lógico e respeitando o indivíduo em todas as suas dimensões, valorizando o seu potencial.
Advindo desses aspectos é importante salientar que o trabalho docente vem a cada dia se modificando, e reformulando. Neste contexto temos inúmeras metodologias que podemos aplicar em sala de aula, para que os alunos se sintam familiarizado com a matéria e tenha interesse em aprender os conteúdos que são disponibilizados. E de grande importância que a matemática seja descrita em todas as suas funções e suas aplicabilidades no cotidiano, assim o aluno não terá dúvidas quanto a sua importância. Dentre as metodologias existente e a inteira disposição dos docentes, não é inadmissível que ainda exista a visão de que a matemática é um assunto chato e sem importância. Fica claro que a linguagem matemática empregada, seja oral ou escrita, quando é colocado destituída de significado, acarreta sérias dificuldades no aprendizado da matéria e em contra partida, o aluno discorre pela vida com o mesmo sentimento.
...