Ensino de idiomas para educação infantil
Por: reisfrc • 16/8/2016 • Projeto de pesquisa • 387 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
TEMA
O Ensino de idiomas nas séries iniciais: Qual sua importância e Benefícios.
JUSTIFICATIVA
Questões de aprendizagem sobre o ensino da língua inglesa como segundo idioma mostram que, por razões de ordem biológicas e psicológicas, quanto mais cedo a criança venha a ter contato com o idioma melhor é a assimilação da língua alvo. Percebe-se também que a linguagem mais se desenvolve durante a infância.
O ensino de língua inglesa nas séries iniciais ajuda a desenvolver as potencialidades individuais e ao mesmo tempo o trabalho coletivo implicando o estímulo à autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação à sua capacidade, fazendo, assim, com que o indivíduo perceba que através de seu esforço e trabalho ele pode compreender melhor e mudar o meio em que vive.
Além disso, estudos de especialistas em aspectos sócio-psicológicos e cognitivos do bilinguismo demonstram que os bilíngues apresentam superioridade intelectual devido a flexibilidade cognitiva das constantes mudanças de um sistema linguístico para outro.
Considerando fatores biológicos, pesquisas na área de neuro-linguística demonstram que os dois hemisférios cerebrais desempenham diferentes funções: o lado esquerdo é o lógico e o direito, o criativo. No cérebro infantil, esses hemisférios são mais interligados do que no cérebro adulto, o que possivelmente facilita a aquisição da língua, entretanto, o ser humano começa a perder esse mecanismo no início da puberdade, quando se inicia o processo de lateralização.
PROBLEMA
Quais os fatores psicológicos e biológicos presentes na infância que facilitam a aprendizagem da linguagem no Ensino Fundamental? Qual a melhor forma de se trabalhar o ensino – aprendizagem dessa segunda língua?
BIBLIOGRAFIA
KING, Laura A. The Science of Psychology – An Appreciative View – 2ª edição – Special Edition for Triton College – The McGraw Hill Companies, 2012
HARMER, Jeremy. The Practice of English Language Teaching – 4ª edição – Longman: Pearson, 2007
CORDEIRO, Jaime. Didática – 1 edição., 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2007
MARTELLI, Lindolfo A. Manual para elaboração de artigo. [Online]. Valinhos, 2014 p. 01-10. Disponível em: http://www.academia.edu/15970421/Manual_para_elabora%C3%A7%C3%A3o_de_Artigo . Acesso em: março de 2014.
GOMES, Tainara F. Aquisição da Segunda Língua na Primeira Infância: A Língua Inglesa na Educação Infantil. Disponível em: http://docplayer.com.br/4476679-Aquisicao-da-segunda-lingua-na-primeira-infancia-a-lingua-inglesa-na-educacao-infantil.html . Acesso em: 01 de Maio de 2016
LOPES, Nilva Martins; SCHOENHERR, Otília A Tupan. Ensino de Inglês nas séries iniciais do ensino fundamental: Momento oportuno para a aquisição da Língua Estrangeira. Disponível em: http://docplayer.com.br/6007137-ensino-de-ingles-nas-series-iniciais-do-ensino-fundamental-momento-oportuno-para-aquisicao-da-lingua-estrangeira.html. Acesso em: 01 de maio de 2016.
...