Estágio Curricular Supervisionado Em Educação Infantil
Por: Eupamy • 16/11/2021 • Relatório de pesquisa • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 126 Visualizações
Caracterização da Escola:
Escola: Escola Municipal Jornalista Roberto Marinho Endereço: R. Padre Azevedo,51–Jardim Carolina, Itaquaquecetuba– SP, 08588-370 Ano e nível escolar observado: Educação Infantil
Estrutura da Escola:
É uma escola térrea e em sua dependência possui sala da diretoria, sala para os professores, salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros, ventiladores e lâmpadas para auxiliar na iluminação.
Cada sala de aula dispõe de brinquedos, livros, armário, espaço para as mochilas, mesa com cadeiras e equipamento de áudio e vídeo como TV, DVD e caixa de som quando necessário.
O refeitório é amplo e equipado com mesas e bancos apropriados e um lavatório.
Os banheiros estão sempre limpos e conservados, são separados por fase, e cada lavatório tem sabonetes líquidos, papel toalha e álcool gel.
Além de uma bela equipe que preparam as refeições e auxiliam as crianças na alimentação ao manusear os talheres e também mantem a limpeza e a organização da escola.
Diferentes Espaços que a escola oferece para auxiliar a prática docente:
Em sua área externa tem um pequeno playground com balaço, gangorra e escorregador. Mas acredito que todo o espaço escolar possa ser aproveitado para o auxilio da prática docente, pois as crianças estão dentro de um ambiente apropriado para estimular a brincadeira, experimentando, explorando, sentindo e fantasiando em seu mundo de faz de conta.
Introdução
O estágio foi realizado na Escola Municipal Jornalista Roberto Marinho (EMEB), localizada na R. Padre Azevedo,51 – Jardim Carolina, Itaquaquecetuba – SP, 08588-370.
Tendo a duração de 100 (cem) horas, entre os meses de Agosto e Setembro de 2020, com tempo suficiente para realizar as atividades de observação e análise da realidade escolar, pude conhecer os projetos pedagógicos, planos de ensino e o processo de ensino-aprendizagem, que não se dão apenas em sala de aula mas fora dela também.
A escola segue a linha pedagógica de Paulo Freire que defende uma pedagogia fundada na ética, no respeito, na dignidade e autonomia do educando, permitindo sua participação, curiosidades e suas vivências que são adquiridas no decorrer da vida e do meio social.
Perfil dos Professores:
Durante as 100 (cem) horas de estágio, acompanhei uma docente com a sala do jardim, a professora Marta, com aproximadamente 20 (vinte) alunos, e nesse período vivenciei a linda relação professor-aluno que é de muita atenção e carinho, por ser respectiva e tão amorosa com as crianças, as mesmas retribui demonstrando toda a admiração e respeito que tem por ela.
Por tanto, o profissional dessa área deve ser atento e consciente de que todo seu trabalho gira em torno das crianças e seus atos refletem no comportamento infantil. O educador precisa entender que é um intercessor possibilitando e proporcionando a oportunidade para as crianças se manifestarem através das trocas de experiências, brincadeiras, sentimentos e emoções vividas em seu cotidiano.
Educar é escuta-las, envolvendo-se com criatividade na vida delas e respeitando-as como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo relações com o meio em que vive.
Prática Pedagógica dos Professores
Música
A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações, e nos mais variados estilos musicais no nossa dia-a-dia.
Ao acompanhar as atividades educativas e atividades definidas pelo projeto pedagógico do curso, participando nas atividades auxiliando a professora com os jogos, pinturas, contação de história e não menos importante, a música.
A linguagem musical foi utilizada como suporte para fins de memorizar as cores, os números e lavar as mãos antes do lanche, além da utilização para o desempenho da coordenação motora e a audição, com as músicas que apresentam as partes do corpo e os gestos corporais. Sendo estimuladas a ouvir, a perceber, a diferenciar os sons, brincando com a música podendo inventar ou imitar, reproduzindo canções, explorando e expressando o som com a voz, com o corpo e com materiais que estiverem disponíveis na sala.
Foram utilizadas algumas músicas como:
- Cabeça ombro joelho e pé
- O sapo não lava o pé
- Sem abraço sem, sem beijinho
- As cores do arco-íris
Foco – Contação de História
Durante o meu estágio, o que me chamou mais a atenção, foi a prática da contação de história, pois esses momentos não são apenas para o divertimento, mas também para a aprendizagem de novos conhecimentos onde os alunos se despertam para um novo mundo.
O professor tem a chance de estimular o raciocínio de seus alunos, dando-lhes a oportunidade de participar ativamente desse mágico momento de contar histórias.
Em ralação aos recursos, algumas vezes foram utilizados os de áudio e vídeo para a contação, mas o melhor recurso no qual as crianças mais gostavam, eram os próprios livros.
...