Estágio Supervisionado De Educação Infantil
Por: Sandra Santhos • 26/9/2024 • Trabalho acadêmico • 2.484 Palavras (10 Páginas) • 42 Visualizações
[pic 1]
GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIFAEL
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I –PEDAGOGIA
TAINARA LIMA DA SILVA
RELATÓRIO PARCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Rolim de Moura/RO
2024
TAINARA LIMA DA SILVA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório Parcial apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAEL, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I.
Rolim de Moura/RO
2024
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA 4
3. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA 4
3.1. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE 4
4. CONCLUSÃO 4
5. REFERÊNCIAS 4
6. ANEXO 5
OBSERVAÇÃO: A numeração das páginas do Sumário deve estar alinhada e de acordo a numeração que consta no trabalho. A numeração da página só deverá aparecer a partir da Introdução. Você deve contar da contracapa, mas enumera-se da introdução.
Segue link de vídeo de como inserir numeração num trabalho acadêmico a partir da Introdução.
https://www.youtube.com/watch?v=mxd8RNk4U7Y
1. INTRODUÇÃO
Na Introdução você deverá apresentar a caracterização geral da escola observada. Faça uma resumida apresentação da escola e sua motivação para realizar o estágio nessa instituição. Para tal, você precisa se apropriar das informações que constam nos tópicos a seguir.
A Escola/Colégio EMEIEF BALÃO MÁGICO, localizada em Rolim de moura - RO na qual a instituição está situada na Avenida Fortaleza N°5456 Bairro; Centro, foi escolhida para realização do Estágio Supervisionado I devido ser uma escola situada no centro e na qual a mesma tem grande destaque no seu modelo de ensino.
A expressão Educação infantil, segundo BARRETO (1997) refere-se à concepção da primeira etapa da educação básica, que está agora na lei maior da educação dos pais, a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD), sancionada em 20 de dezembro de 1996.
Se o direito à educação da criança de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas já estava assegurado na constituição de 1988 e reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a tradução desse direito em diretrizes e normas no âmbito da educação nacional representa um marco histórico de grande importância para a educação infantil em nosso país. A inserção da educação infantil na educação básica, como sua primeira etapa, é o reconhecimento de que a educação começa nos primeiros anos de vida.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil (1998), as diferentes funções atribuídas aos profissionais da educação da criança pequena, em especial, da criança de 0 a 6 anos de idade deverão ser reconsideradas e adequadas em função das demais atuais desta etapa de ensino. Ou seja, hoje, o docente de educação infantil tem a função de cuidar e educar de forma integrada da criança de 0 a 5 anos de idade. Modificando assim a organização curricular e os discentes inseridos na instituição.
Considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a cinco anos, as qualidades das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas no:
- Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, preservando suas características etárias e atendendo suas necessidades básicas;
- O direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
- O acesso das crianças ao saber e aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
- A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
- O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao
desenvolvimento de sua identidade;
- Condições para que a criança desenvolva harmoniosamente a sua personalidade e possa ser uma pessoa feliz e integrada na sociedade. (CAMPOS, 1993 p.12).
A criança, principalmente na primeira infância, desenvolve-se seguindo determinadas etapas evolutivas; entra em ritmos diferentes se comparada à outra criança de mesma idade cronológica.
Nos primeiros dois anos de vida é a fase em que a criança está mais voltada a assimilar os estímulos do meio que a cerca, de acordo com as necessidades inerentes à sua idade.
- Histórico da unidade escolar
De acordo com o art. 1º do decreto nº. 2943 de 29 de maio de 1986, o governo do estado de Rondônia cria a escola, com denominação de Jardim de Infância Balão Mágico, localizada na Avenida Fortaleza nº. 5456, Bairro Centro na cidade de Rolim de Moura estado de Rondônia.
Passados quatorze anos a Escola Estadual de Educação Infantil Balão Mágico, decreto nº. 9001, de vinte e três de fevereiro de dois mil, através da portaria 431/GAB/SEDUC, de doze de julho de dois mil, a administração da Escola para a Prefeitura do Município de Rolim de Moura. A Lei 1.290 de vinte de dezembro de dois mil e três autoriza a doação do bem imóvel do estado de Rondônia, a Escola Balão Mágico para o município de Rolim de Moura.
Lei municipal 1.105/04 cria e denomina a Escola Municipal de Educação Infantil Balão Mágico, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. O nome da escola está relacionado ao grupo musical Balão Mágico, porque na época as crianças gostavam muito das músicas da cantora Simoni que fazia parte desse grupo.
...