Estágio Supervisionado EJA
Por: ValNelioEloisa • 26/5/2016 • Relatório de pesquisa • 5.240 Palavras (21 Páginas) • 900 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LUCIANA APARECIDA GOFFI
VALDINÉIA P. DOS SANTOS.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA)
SORRISO
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LUCIANA APARECIDA GOFFI RU 295703 – TURMA 2013/02
VALDINÉIA P. DOS SANTOS RU 906508 – TURMA 2013/02.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA)
Relatório de Estágio apresentado a UTA – Diversidade Cultural/Educação e Trabalho, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tutor Local: Sônia Maria Dambrósio de Almeida
Centro Associado: Sorriso MT.
SORRISO
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO ...................................................................................03
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTÁGIADA.................................................06
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.................................................06
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO........................................................................................07
2.3.1 Caracterização Dos Espaços De Observação...........................................08
2.3.2 Caracterização Dos Profissionais Que Atuam Na Escola Estágiada......................................................... ......................................09
2.3.3 Descrição Das Atividades Do(a) Pedagogo(a)..........................................10
2.3.4 Descrição e Análise Reflexiva Das Atividades De Estágio – Educação De Jovens e Adultos........................................................................................11
2.3.5 Plano De Aula............................................................................................14
2.3.6 Planejamento Escolar................................................................................15
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................17
REFERÊNCIAS...............................................................................................19
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho irá tratar da disciplina Educação Jovens e Adultos, com o objetivo de conhecer e discutir o perfil dos sujeitos que compõem a modalidade EJA, a relação professor-aluno-conteúdo e as concepções de aprendizagem que fundamentam a prática em sala de aula. As atividades de pesquisa foram realizadas em turmas de 1º e 2º A ano do segmento EJA em uma escola municipal da cidade de Sorriso – MT.
A educação escolar é um bem indispensável para o desenvolvimento do indivíduo, não somente no que diz respeito ao mercado de trabalho, mas também para seu desenvolvimento e atuação na sociedade.
A EJA surge com o objetivo de atender aquelas pessoas que não tiveram ou, não puderam estudar em suas idades adequadas. Porém, da construção a consolidação destas ideias muitos são os desafios. O caminho daqueles que decidem ingressar ou retomar o papel de aluno e transformar-se em cidadão letrado, crítico e participativo na sociedade, é bastante árduo, pois exige destas pessoas muita força de vontade e determinação.
Um número considerável desses alunos chega às salas da Educação de Jovens e Adultos com vontade de estudar, com o passar do tempo iniciam um processo de desânimo em relação à sua escolarização, o que levam a abandonar o curso.
O ensino de Jovens e Adultos é para muitos a realização de conhecimento propriamente dito, a integração do indivíduo à sociedade, como cidadão participativo e não mais somente observador.
Todos os alunos entrevistados deixaram claro, durante as entrevistas o seu contentamento em poder frequentar pela primeira vez ou voltar a frequentar uma sala de aula. O que em certos momentos nos emocionou, tamanho o esforço destes alunos em adquirir o saber letrado.
Não estão acomodados o destino que lhes foi imposto, devido à várias circunstâncias, mas buscam e anseiam por educação culta, transformadora e auxiliadora em intervenção na sociedade.
2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA
O relatório teve como principal função demonstrar as etapas percorridas no decorrer desse processo. O referido estágio teve carga horária de 80 horas.
O estágio supervisionado da Educação de Jovens e adultos é um importante instrumento para os futuros profissionais da educação, pois é através dele que colocamos na prática os nossos conhecimentos e aprimoramos nossas técnicas para a futura profissão, contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na sala de aula da faculdade.
Durante o estágio pude relacionar o conhecer acadêmico com a prática em sala, acelerando a formação profissional, possibilitando perceber as dificuldades e assim buscar aperfeiçoamentos para que possa me tornar uma profissional capacitada.
A Educação de Jovens e Adultos requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re) inclusão desses educandos nas redes publicas do nosso país.
Para os jovens
...