Estágio saral pedagógica
Por: fegugutata • 31/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.813 Palavras (12 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE
FERNANDA RODRIGUES FERREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
PALMAS
2017
FERNANDA RODRIGUES FERREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Gislene Aline Gasparini da cunha
Tutor de sala: Julio Cesar da rocha
Palmas
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 04
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 05
- 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 09
4.2 Dados Gerais do Projeto 09
4.4 Planos de Aula da Intervenção 13
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O Estágio supervisionado possibilita o conhecimento da realidade, podendo o estagiário experimentar a realidade observada, aprendendo sobre o que está sendo visto e o modo como as ações são realizadas.
O objetivo do estágio é proporcionar momentos de interação, entre sujeitos e instituições, além do contato com o campo de atuação profissional, articulação dos conhecimentos adquiridos no curso com a realidade, e a oportunidade de assimilar experiência, planejamento e desenvolvimento das atividades necessárias, contribuindo para a construção da identidade docente.
O projeto de intervenção escolhido foi: LEI – LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Por perceber que com o avanço tecnologico está cada vez mais difícil introduzir o hábito de leitura aos jovens.
3
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O Estágio supervisionado nos Anos Iniciais do curso de Pedagogia é um conjunto de atividades de formação, pesquisa e prestação de serviços à unidade escolar que propicia ao aluno a compreensão da realidade escolar, a aquisição de competência para a intervenção adequada, bem como a investigação e vivência de projetos pedagógicos que permitem ao aluno construir experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática em situações reais de ensino. O Estágio integra as dimensões teóricas e práticas do currículo e articula, de forma interdisciplinar, os conteúdos dos núcleos: de estudos básicos, de aprofundamento e diversificação de estudos e de estudos integradores por meio de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, investigação da realidade e de atividades práticas e pode ser compreendido como o momento que o aluno dispõe para refletir e intervir no seu campo de atuação profissional, contando com a supervisão didática de outros profissionais já formados e com experiência suficiente para a discussão e orientação necessárias, se constituindo em parte imprescindível da formação do profissional
4
- 3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
- 3.1 Caracterização do Campo de Estágio
O meu estágio supervisionado II anos iniciais do ensino fundamental foi realizado na Escola Municipal Thiago Barbosa. Ao analisar o PPP ( Projeto Politico Pedagogico ) pude perceber que a elaboração aconteceu, pelo grupo gestor juntamente com os professores, pais, alunos e comunidade, tendo como resultado de todo o trabalho um documento que viesse avaliar, discutir e aprofundar todo o sistema educacional da escola.
- A “Escola Municipal Thiago Barbosa” tem como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias.
A Escola Municipal Thiago Barbosa situada à Avenida. Goiás, nº s/n, bairro Aureny II, Palmas – TO foi inaugurada em 1991 com apens 04 salas de aula salas de aula, sala de professores, cantina, secretaria e outras dependências que seriam suficientes para atender, na ocasião, à comunidade. A referida escola recebeu o nome de Colégio Municipal Thiago Barbosa em homenagem ao avô do Sr. Fenelon Barbosa na época Prefeito de Palmas.
No ano de inicio, a escola funcionava em três turnos, durante o dia funcionava o Ensino Fundamental e no turno noturno o 2º Grau, hoje Ensino Médio, com dois cursos: Técnico em contabilidade e Técnico em Magistério. No Turno noturno os alunos enfrentavam grandes dificuldades como: o deslocamento de longas distâncias, para assistirem às aulas; outra dificuldade era que não havia energia elétrica no setor, nem na escola e as aulas eram ministradas com iluminação de lampiões a gás.
No segundo semestre, do mesmo ano, foi construída outra escola com melhor estrutura para entender 1º e 2º Graus. Dai então, no início de 1992 ocorreu à transferência de Funcionários e alunos do Ensino Médio para o novo prédio do Bairro Jardim Aureny II, também chamado de Nova Esperança. Sua primeira diretora da escola foi Terezinha Jacinto Lima, que administrou até 1992. Em 1994 os cursos de Ensino Médio Foram transferidos para o Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, Jardim Aureny l. A partir daí o Colégio
...