Estagio EJA
Por: eliadapaula • 30/11/2015 • Artigo • 718 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO[pic 2]
1 PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 4
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 6
2.1 METODOLOGIA 6
2.2 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Para que o profissional da educação desenvolva uma boa prática pedagógica, devera justificar e usar várias metodologias, fundamentando-as de acordo com as características físicas e psíquicas que correspondem à fase de maturação do indivíduo, pois, ao contrário, ocorre o risco de não se obter êxito no processo de ensino e aprendizagem. Ao observar dentro da área de concentração (formação e profissionalização docente) o profissional está no permanente desafio a construção do cotidiano escolar. As situações de aprendizagem oportunizadas pelo professor devem primar pela interação, diálogo e trocas de experiências entre os sujeitos. A formação docente é como um processo que se constrói e reconstrói na trajetória profissional e pessoal do educador, para que o mesmo possa, de forma competente encontrar respostas criativas para os problemas e conflitos referentes à sua prática vivenciada no ambiente escolar.
O educador deverá colocar-se sempre na posição de aprendiz, buscando atualizar-se, utilizando metodologias que tornem suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.
Área de concentração: Formação e Profissionalização Docente
Tema: A Educação de Jovens e Adultos e a Inclusão Social
1.2 OBJETIVOS
.
- Permitir que as pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido;
- Aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem;
- Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na sociedade.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Educação de Jovens e Adultos nos dias de hoje requer um planejamento maior das propostas de inclusão dos educandos na rede pública. A educação é o melhor gestor de mudança, é através dela que o ser humano consegue se compreender melhor. O adulto quando procura a escola ele não quer apenas ler e escrever, ele necessita se atualizar com a sociedade que faz parte.
Paulo Freire destaca que atividade de escrita e leitura, deve ter como base a leitura de mundo feita pelo aluno e não a transmissão de conhecimentos.
Paulo Freire, destacou-se de forma considerável para seu trabalho com a educação popular, voltada tanto para a formação da consciência como para a escolarização. Sua preocupação era resgatar a dignidade das pessoas, especialmente por meio da educação. Em 1963, Paulo Freire ensinou 300 alunos a ler e escrever em 45 dias, ele buscava visualizar os vocábulos mais presentes, os mais usuais, que integravam o cotidiano daquela localidade
...