Estágio EJA
Por: regibel • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.127 Palavras (17 Páginas) • 376 Visualizações
1INTRODUÇÃO.................................................................................................03
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.........................................05
2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................05
2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO...................................................05
2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO.............................................................05
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO..........................................06
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO....08
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................17
REFERÊNCIAS.................................................................................................18
INTRODUÇÃO
O estágio na modalidade Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo observar a prática educativa e como se processa o entendimento e absorção do aluno. Objetiva ainda analisar a interação do professor com o aluno, dos alunos entre si e com o ambiente escolar.
O referido estágio é de suma importância para o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática, vivencie com os alunos e professores, seus problemas, desafios, dificuldades, e deve contribuir também para seu próprio crescimento, pois quando observamos adquirimos experiências.
A base para elaboração desse relatório de estágio foi além da leitura de artigos relacionados, especialmente a visitação de uma unidade de ensino pública que atende o segmento de EJA, onde fomos muito bem recebidas pelo corpo docente e pelos educandos.
Foram desenvolvidas atividades de observação com os alunos do eixo VI, que corresponde as séries 1º e 2º do ensino médio. Tivemos a oportunidade de observar a conduta dos professores e a interação dos alunos, ouvindo os dois lados e identificamos problemas comuns a ambos.
Apesar de a escola ter uma visão da educação dialógica, existe ainda resistência de alguns educadores quanto a mudanças. Por outro lado foi muito benéfico encontrar professores que reconhecem e contribuem para que o público jovem e adulto composto de uma grande diversidade tenha projetos voltados para eles. Onde se estimula o diálogo, a participação, a exposição dos seus conhecimentos, de suas opiniões.
O estágio nessa modalidade de ensino contribui muito para nossa formação profissional, pois nos permite reconhecer que a escola composta por multiculturalidade esforça-se para aceitar e interagir com as diferenças, e tal diversidade deve ser tratado com respeito, valorização e colaboradora do trabalho pedagógico.
O relatório de estágio apresentará os registros de observação vivenciados no Colégio Estadual Rogério Rêgo. Utilizamos as anotações para contribuíram muito para elaboração deste relatório.
Concluímos com a perspectiva de avanços onde o professor entenda que embora a aprendizagem de jovens e adultos se assemelhe com a da criança, os motivos que os levaram ao ambiente escolar diferem e que devem ter atenção diferenciada.
2. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA
O estabelecimento onde desenvolvemos a atividade de estágio chama-se: Colégio Estadual Rogério Rêgo, situada na Rua Luciano Gomes 123-E, Jardim Cajazeiras- Salvador-BA. Trata-se de uma unidade pública.
Funciona em um espaço amplo com pátio com cobertura parcial onde são realizados os eventos. As salas são amplas, arejadas, em cada há uma mesa para professor e carteiras em bom estado de conservação em quantidade suficiente para todos os alunos. Não possui refeitório e a cantina é pequena com uma janela por onde é distribuída a merenda. Também não possui auditório. Possui um espaço para a biblioteca, em todas as salas há um aparelho de TV que os alunos afirmam que são utilizadas para complementar o aprendizado. Possui ainda espaços que servem de secretaria, sala da direção e dos professores.
2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A escola funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. Matutino das 07h15min às 11h45min, vespertino das 13h15min as 17h00min e noturno das 18h40min as 22h00min.
2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO
A escola tem por fim promover o Ensino Fundamental I E II, ensino médio e EJA nos segmentos divididos por eixos; eixo IV correspondendo a quinto e sexto ano, eixo V ao oitavo e nono ano, eixo VI ao primeiro e segundo ano do ensino médio e eixo VII ao terceiro ano de ensino médio.
3.0 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
O projeto pedagógico da escola nos apresentado visa o conhecimento e construção do aluno, efetuando um trabalho contínuo de valorização das diferentes culturas, além de integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados em sala, priorizando o aluno, como transformador e participante da sociedade. Crente de que a educação é um direito humano e contribuinte na construção de uma sociedade mais justa, a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, na perspectiva de formar cidadãos que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários para a vida. A proposta da escola se direciona para contribuição na valorização e construção de um indivíduo melhor.
Faz parte do processo de formação do homem criador e atuante na sociedade em que vive a preparação do indivíduo, para que o conhecimento adquirido das condições sociais de suas funções lhe permita distinguir o que o seu papel no meio social que vive.
A unidade possui biblioteca acessível a todos e sala de computação que apesar de não funcionar no período noturno segundo relatos dos próprios alunos, é acessível em outro turno. Alguns professores utilizam os recursos disponíveis, televisão
...