Estagio Psicopedagogia Clínico
Por: JanPierre • 26/11/2018 • Relatório de pesquisa • 460 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Estagio Psicopedagogia Clínico
Estagiário: Jean Pierre Prates Luz
Paciente: Danilo Fernandes De Jesus
Idade: 7 Anos
2º Encontro.
Danilo chegou no horário marcado, muito quieto entrou com sua mãe e ela logo foi se despedindo dele. Ao chegar dei bom dia a ele e meio sem jeito me respondeu.
Então inicie a primeira ação como a prova de conservação de quantidade de matéria. Que são utilizadas duas massas de cores diferentes. Expliquei a ele que iriamos fazer uma brincadeira com as massinhas de modelar. Pedi a ele que escolhesse duas cores de massinhas, ele escolheu a azul e verde e logo falou que verde era sua cor preferida. Então perguntei qual das duas era maior ele respondeu que as duas tinha o mesmo tamanho, peguei massinhas verde na frente dele e fiz uma bola e perguntei a ele qual das duas pesava mais ele olhou meu desconfiado e falou que era a verde, perguntei o porquê ele respondeu a verde ele disse que a verde era mais gordinha e então pesava mais. Aplicando mais algumas vezes a prova, percebi que ele oscilava nas respostas.
Então Danilo apresentou grau de construção operatória em nível 2 ou intermediário porque as respostas apresentam oscilações, instabilidade ou não são completas.
Para a segunda ação realizei uma prova projetiva coloquei sobre a mesa papel, lápis e borracha e pedi para que ele fizesse o plano da sua casa. Ele pegou o material e começou a desenhar, quanto ele terminou o desenho perguntei a ele quem é que estava no desenho, ele começou do meu da casa falando que estava sua mãe pulou para irmã e do outro lado seu irmão e de no cantinho ele. Então eu perguntei a ele e seu pai, ele respondeu que estava trabalhando e que quase nunca ia lhe ver. Pedi a ele que colocasse os nomes ele falou que não sabia escrever os nomes, apenas o dele. Seu desenho sobre a família colocou sua mãe como a pessoa mais importante.
- Tamanho total do desenho: Desenho pequeno: Inibição para o uso de espaço, diminuição no uso do potencial emocional com que investe as situações e objetivos com que aprende.
- Desenhar pessoas: Pode ter significado diversos e contraditórios de aceitação ou repelido. Isto deve ser analisado de acordo com o cliente.
- Ponto de vista: Interno: Sente-se incluído no contexto familiar e sente que o mesmo é um continente adequado.
- Desenho mais para a esquerda do centro horizontal: Comportamento impulsivo- procura satisfação imediata de suas necessidades e impulsos.
- Pressão do desenho: traços fortes: Pessoas muito tentas.
- Caracterização do traço: Forte: Medo e insegurança.
- Detalhes no desenho: Falta de detalhes adequados: Sentimento de vazio e energia reduzida.
- Tamanho da figura: Tamanho diminutivo: Indica inibição da personagem, desajuste ao meio, timidez e sentimento de inferioridade.
- Maturidade Motora.
...