Estagio Supervisionado Gestão Escolar
Por: Celice Santos • 12/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.836 Palavras (8 Páginas) • 209 Visualizações
RESUMO
A objetividade desse trabalho é de analisar e ter uma reflexão sobre o estágio supervisionado na disciplina de gestão escolar. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Caraguatatuba – SP partindo da coleta de dados feita a partir de observações e entrevistas com a comunidade escolar de modo geral.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho consta com relatos de vivencias possibilitadas pela disciplina de pesquisa prática Pedagógica VIII - Estágio Supervisionado em Gestão Educacional ofertado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de SP. Tal disciplina nos implanta no contexto , segundo sua ementa, em vivência, práticas de gestão, planejamento e acompanhamento de processos educativos formais e não-formais, gestão democrática, diálogo, colaboração, relações de trabalho coletivo e institucional. Assim como as demais modalidades de estágio, o desenvolvido na área de gestão escolar tem como objetivo central proporcionar experiência ao estudante de observar o exercício da profissão, por meio de participação em situações reais de trabalho. Entretanto difere-se das demais formas de estágio das licenciaturas, exatamente por ter como foco o campo não docente, ou seja, a área que envolve a coordenação do trabalho pedagógico escolar.
O grande propósito das disciplinas de estágio é oferecer ao estudante uma vivência que lhe proporcione a experiência prática da profissão e no caso do estágio em gestão da educação escolar existe o diferencial de trazer ao aluno a visão do trabalho para além da sala de aula, é possível acompanhar o responsável pela gestão em suas funções de trabalho pedagógico escolar. Muitas são os debates para trazer uma resolução sobre a necessidade de se desenvolver um trabalho coletivo e participativo nas escolas. Trabalho esse que tem como foco a descentralização do poder para um entendimento inovador de gestão democrática onde a participação de toda a comunidade escolar se faz necessária para que ocorra de forma satisfatória. O processo de descentralização que a gestão escolar enfrenta, de conceito limitado e fragmentado para um novo entendimento de gestão democrática, percorre um longo caminho e ultrapassa diversas perspectivas na forma de fazer uma boa gestão. Atendendo a essa perspectiva, o presente trabalho objetivou conhecer o cotidiano da gestão e equipe gestora, seus limites e possibilidades em uma escola da Rede Municipal da cidade Caraguatatuba – SP.
Em nossa experiência de observação fizemos a coleta de dados referente a estrutura física, gestão, organização, funcionamento administrativo e pedagógico, a relação entre a comunidade escolar e local e fizemos a aplicação do plano de ação que nos propusemos a realizar na biblioteca tendo em vista que a mesma se encontrava em um estado de uso não muito agradável tanto visualmente quanto usual.
METODOLOGIA
Nosso interesse pela revitalização do espaço da biblioteca se deu durante as observações do espaço escolar pois, percebemos que a mesma é bastante utilizada pelos alunos, cada turma tem o tempo de 1h para utilizar durante o horário das aulas, no entanto o espaço não era aconchegante, organizado e usual, tendo em vista que apenas exista uma única professora responsável pela biblioteca, como organização, limpeza e fica sozinha com os alunos e o espaço de tempo entre uma turma sair e a outra chegar é curto e insuficiente para reorganização do local e assim vai-se acumulando a desorganização. Já é de costume essa rotina e isso é uma falha da gestão e chegamos a comentar com a gestora que nos disse que esse problema já havia sido observado e que estavam buscando uma solução.
Planejamento de visitas estratégicas
Foi realizada a primeira visita com o intuito de solicitar autorização para fazermos a nossa PPP na escola, chegamos às 8h e somente conseguimos contato com a gestora às 11h30. Já havíamos percebido que a mesma trabalha bastante, ora resolvendo problema com os professores, ora atendendo alunos e pais de aluno, organizando material, imprimindo atividade… está sempre em movimento e nesse dia não foi diferente. Quando solicitamos fazer nosso trabalho de PPP 8 na escola, a gestão de pronto autorizou e aprovou qualquer alteração para melhoria. Aproveitamos o momento em que aguardávamos ser atendidas para olhar o funcionamento e organização da escola.
Na segunda visita, conversamos informalmente com alguns pais que encontramos, muitos dele se mostraram com vergonha de falar e preferimos não realizar uma entrevista formal. Fizemos apenas uma conversa de levantamento de dados referente a satisfação dos mesmos com a escola. Os pais com os quais conversamos disseram que gostam da forma com a escola se porta, que estão satisfeitos com a gestão e com a gestora tendo em vista que a mesma está sempre em contato com eles dando atenção e atendendo as sugestões. Foi possível constatar também que a escola conta com a participação dos pais no conselho escolar, que tem como tarefa avaliar e fiscalizar o cumprimento do PPP.
No terceiro encontro, a gestora nos apresentou a professora da biblioteca, levando em consideração que a mesma já tinha conhecimento de nosso desejo em trabalhar com a revitalização do espaço da biblioteca. A professora responsável pelo espaço, assim como os demais, nos recebeu super bem e adorou a ideia de ter uma ajuda na organização do espaço que segundo ela, a tempos tinha o intuito de fazer, mas devido ao tempo curto e a problemas respiratórios essa organização ia sendo deixada de lado, nos ouviu atentamente o falar sobre o nosso plano de ação todas nossas sugestões para melhoria e concordou conosco e se disponibilizou a participar também na atividade pois era um desejo dela. Ainda neste dia aproveitamos para olhar o acervo da biblioteca e notamos que tinha muita poeira em toda mobília nas estantes e que a logística em que estava posta poderia ser melhorada por questão de organização e estética do local. Em outro encontro passamos a manhã na biblioteca auxiliando a professora do espaço e conhecendo um pouco mais do acervo e do funcionamento do local. Neste dia, a biblioteca recebeu quatro turmas para utilizar o espaço. Os alunos chegaram e se acomodaram com seus cadernos e lápis e a professora os auxiliou um a um a escolher o livro desejado. Percebemos que esse uso não foi planejado pelos professores das turmas, e que os alunos escolhem ler o que querem. Geralmente a escolha é por gibis. Quando terminou o momento da primeira turma, eles saíram em direção a sala de aula e ajudamos na reorganização dos livros e gibis, que ficaram em cima das mesas, recolocamos tudo no seu devido lugar. Observamos que com dez minutos depois a próxima turma a usar o espaço chegou e repetiu o mesmo comportamento da primeira. E assim foi com todas as turmas daquele dia.
...