Estudo Dirigido - Wallon
Por: Luana Mufatto • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.029 Palavras (9 Páginas) • 502 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO DIRIGIDO
Psicologia Sócio Interacionista
Professora: Dayse
Aluna: Luana Mufatto Novaes
Visão Walloniana
15/09/15
1 - Explique a visão idealista e material do psiquismo.
O seu equilíbrio e a sua significação, que subtrai à alternativa dum materialismo elementar ou dum idealismo oco, dum substancialismo grosseiro ou dum irracionalismo sem horizontes. É ela quem mostra a simultaneidade entre ciência da natureza e ciência do homem, suprimindo deste modo a ruptura que o espiritualismo procurava consumar no universo entre a consciência e as coisas. É ela que lhe permite considerar numa mesma unidade o ser e seu meio, as suas perpétuas interacções recíprocas. É ela que lhe explica os conflitos dos quais o indivíduo deve tirar a sua conduta e clarificar a sua personalidade. (Wallon, 1975b, p. 67)
Por fim o idealista, vê o psiquismo como entidade incondicionada completamente independente do mundo material, já para o materialista os fenômenos psíquicos são remetidos a fatores exteriores, situam-nos na matéria e no organismo.
2 - Qual a posição de Wallon referente ao psiquismo? Explique.
Para as quais o psiquismo é redutível a elementos a priori cujas leis são invariáveis e por isso previsíveis, quanto explicações idealistas que colocam a consciência antes da matéria, subordinando a realidade ao pensamento, não alcançam a especificidade da psicologia que se situa nos domínios do biológico e do cultural.
O estudo do psiquismo deve ser situado entre o campo das ciências naturais e sociais, pois a existência do homem um ser biológico e social, se dá entre as exigências do organismo e as da sociedade, entre os mundos contraditórios da matéria viva e da consciência.
3 - Qual o método de análise e fundamento epistemológico de sua teoria psicológica? Escreva sobre esse método.
Para Wallon o materialismo dialético é o método de análise e fundamento epistemológico de sua teoria psicológica, uma psicologia dialética. Segundo nosso autor, o materialismo dialético, ao coordenar pontos de vista apresentados sob forma exclusiva e absoluta pelas diferentes doutrinas filosóficas, é a única abordagem que permite a superação das antinomias que entravam a objetiva compreensão da realidade. Buscando a compreensão dos fenômenos a partir dos vários conjuntos dos quais participa e admitindo a contradição como constitutiva do sujeito e do objeto, este referencial apresenta-se como particularmente fecundo para o estudo de uma realidade híbrida, como é a da psicologia.
4 – Quais são os campos funcionais nos quais se distribui as atividades infantis?
Wallon propõe o estudo integrado do desenvolvimento, ou seja, que este abarque os vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetividade, motricidade e inteligência).
5 – O que significa para Wallon o termo “geneticamente social” e qual a relação com o processo de compreensão da criança.
A analise genética para Wallon, o único procedimento que não dissolve em elementos estanques e abstratos a totalidade da vida psíquica. Um processo geneticamente social em estreita dependência das condições concretas em que ocorreu propõe o estuda da criança contextualizada, isto é, nas suas relações com o meio. Podemos definir o projeto teórico de Wallon como a elaboração de uma psicogênise da pessoa completa.
6 - “Em termos metodológicos, a teoria Walloniana tem seus pilares na perspectiva genética e na análise comparativa”. Explique essa afirmação.
Para a compreensão do desenvolvimento infantil não bastariam dados fornecidos pela psicologia genética, seria preciso recorrer a outros dados provenientes dos meios de neurologia, psicopatologia, antropologia e a psicologia animal foram campos comparados por Wallon
7 – Assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo:
- (V) A criança se desenvolve através da interação com o meio.
- (V) A linguagem é fundamental no desenvolvimento infantil.
- (F) O meio em que a criança está inserida é estático e homogêneo.
- (V) O campo social permite a criança a atuação segundo suas potencialidades e necessidades.
- (V) O campo social se transforma junto com a criança.
- (V) Os fatores orgânicos são os responsáveis pela sequencia fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento.
- (F) A duração de cada estágio e as idades a que correspondem são fixas, não sofrendo alterações nas diferentes culturas.
- (V) É a cultura e a linguagem que fornece ao pensamento os instrumentos para sua evolução.
8 - “ A determinação recíproca que se estabelece entre as condutas da criança e os recursos de seu meio imprime um caráter de extrema relatividade ao processo de desenvolvimento”. Com relação a afirmação acima, pode-se dizer que é:
(X) Certo
9 – O que é “alimento cultural” para Wallon?
O biológico vai cedendo ao espaço determinado ao social, presente na aquisição de habilidades motoras básicas, a influência do meio social torna-se decisiva na aquisição de condutas psicológicas superiores como a inteligência simbólica. A cultura e a linguagem que fornecem ao pensamento instrumentos para sua evolução. O desenvolvimento do sistema nervoso não garante o desenvolvimento de habilidades intelectuais mais complexas, para que isso ocorra precisam interagir com o “alimento cultural” ou seja linguagem e conhecimento. As funções psíquicas podem prosseguir se modificando mesmo que de forma orgânica já tenham atingido a maturação.
10 – A inteligência depende de que fatores para seu desenvolvimento?
A cultura e a linguagem que fornecem ao pensamento instrumentos para sua evolução.
O desenvolvimento do sistema nervoso não garante o desenvolvimento de habilidades intelectuais mais complexas, para que isso ocorra precisam interagir com a linguagem e conhecimento. Sendo assim, não é possível definir um limite terminal para o desenvolvimento da inteligência, nem tampouco da pessoa, pois dependem das condições oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito fizer delas.
...