- Estágio Curricular Obrigatório Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: maiara47 • 16/8/2021 • Trabalho acadêmico • 2.967 Palavras (12 Páginas) • 1.200 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 11
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 13
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15
6 PLANOS DE AULA 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
O objetivo do estágio é completar a formação do aluno proporcionando uma experiência acadêmica profissional, fortalecer a integração do aluno e da faculdade de pedagogia com a realidade político, social e profissional e reforçar os aspectos teóricos inerentes ao exercício profissional principalmente no ambiente escolar.
Através da concretização do estágio temos a oportunidade ter uma ideia do que aprenderemos em sala de aula, a partir do contato com a realidade de nossa profissão, verificando o contexto da Educação Infantil, e observando a forma como os educandos e os docentes se relacionam no ambiente escolar.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Muitos subestimam as habilidades dos profissionais da educação infantil e não compreendem o papel relevante que ele ocupa para a formação da criança na pré escola. A criação de um ambiente propicio para o desenvolvimento dos pequenos alunos nessa fase é realizada pelos docentes da educação infantil, pois são eles que deverão compreender o nível de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, seu modo de perceber o mundo e produzir atividades de acordo com o nível e o contexto no qual estão inseridas.
São os professores da educação infantil, que realizam todos os dias, atividades no qual irão preparar as crianças para a vida adulta, pois são eles que os preparam para o fundamental e estão constantemente ligados emocionalmente e educativamente ao aluno, Sendo assim a prática pedagógica deve contribuir no desenvolvimento de seus respectivos alunos, oferecendo a eles uma aprendizagem que venha somar em suas vidas.
Quando adentramos na educação infantil o pedagogo tem um papel imprescindível, pois o mesmo guiará a criança em sua aquisição do conhecimento, tendo um papel efetivo e permanente nesse processo educacional. sentido o papel do pedagogo no ambiente escolar tem a finalidade de ensinar e transmitir conhecimento. O desafio que o educador enfrenta no ensino infantil, de acordo com a professora Maria Malta, faz com que ele mobilize os saberes maiores, dos quais ele estudou na sua área, retornando a experiências de sua vivência de quando era aluno e filho. Tendo em vista que além de transmitir o conhecimento ele deve aprender como trabalhar o psicológico de cada criança e as dificuldades que apresentam ao decorrer das aulas, e com isso o educador trabalha diversas maneiras de ensinar.
É sabido que o estimulo do meio familiar tem papel fundamental no desenvolvimento infantil, porém em muitos casos e situações, a família deixa algumas brechas, sendo assim, cabe ao educador oferecer ao seu educando uma educação transformadora e significativa e que abranja suas necessidades e carências educacionais.
Partindo desse ponto, surge diversas inquietações acerca da idade escolar, muito se discute se de fato é correto haver um ensino efetivo para crianças, ou se a escola deve agir apenas como um espaço de interação e preparação para o ensino fundamental. Entrando assim em um impasse acerca do papel do pedagogo e da escola em ambas as situações, mas é correto destacar que tanto a escola quanto o educador devem agir como facilitador da aprendizagem do educando e não como detentores do saber. O professor da área de educação infantil deve ter como princípio a valorização do sujeito e o papel da interação social no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva, o educador deverá propiciar situações, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que contribua para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimentos das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O Projeto Político Pedagógico (PPP) É um instrumento no qual estão armazenadas todos os documentos, projetos e ações que a instituição escolar busca para o seu ano letivo, o Projeto Político Pedagógico é um documento norteador do trabalho na instituição escolar e apesar de ser um instrumento burocrático, caracteriza-se também por ser democrático, por definir a identidade da escola e indicar caminhos para ensino de qualidade.
O PPP é um material de suma importância para o desenvolvimento da instituição, pois busca a melhoria de sua qualidade de ensino, é um método bastante completo e suficiente para atender todas as necessidades de seus alunos, ele também é um documento único de cada instituição, pois expressam às finalidades as necessidades representadas no ambiente escolar.
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
...