Estágio Curricular Obrigatório: Educação Infantil
Por: Juliana Ivan Abel Kuhnen • 1/9/2017 • Trabalho acadêmico • 5.961 Palavras (24 Páginas) • 1.607 Visualizações
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliana de Souza Kuhnen
Tutor Externo: Marcia Knabben
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (1117) – Estágio Curricular Obrigatório: Educação Infantil
24/11/2016
RESUMO
Este trabalho acadêmico para o curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo relatar de forma breve a experiência vivenciada no processo de estágio obrigatório para o presente curso, contando com relato de observação e regência na Educação Infantil, realizado no Centro de Educação Infantil Pequeno Lar, localizado na rua São José, n° 149, Rio Grande em Palhoça, SC. As observações foram feitas nos dias 15 e 16 de agosto de 2016, e as regências foram realizadas nos dias 22 a 26 de agosto de 2016, todas no período vespertino. Nos dias 15 e 16 de agosto, foram feitos os reconhecimentos da estrutura da instituição de ensino, o PPP, seu corpo docente, além da observação feita em sala de aula na presença da professora Edinete a turma do maternal aproveitando para saber sua metodologia de ensino, como são realizados os planejamentos e a concretizações dos projetos para viabilizar um melhor desempenho por minha parte das atividades a serem providas durante o estágio. Cada momento vivenciado durante o estágio de Educação Infantil foi muito importante, pois, foi possível tanto ensinar, quanto aprender, sempre em busca de aperfeiçoamento para realizar o planejamento conforme as necessidades das crianças.
Palavras-chave: Planejamento. Educação Infantil. Professor.
1 INTRODUÇÃO
A cada dia que passa percebe-se quão importante são os estágios para a formação de profissionais, independente de sua formação acadêmica, mesmo porque, sabemos que os estágios fazem parte da grade curricular na formação do profissional da educação, levando em consideração que o aluno ao executar o estágio consegue manifestar seu desempenho como pesquisador neste campo, em busca da captação dos fatores que geram a realidade escolar permitindo a criação de projetos de ação. Desenvolvendo assim um olhar humano para interpretação das ações da realidade ao seu redor.
Piconez afirma que:
Após caracterizar e problematizar a prática pedagógica desenvolvida na escola, campo de observação e de coleta de dados para análise, os alunos estagiários, [...] do curso de pedagogia, acabam percebendo que a teoria veiculada, esvaziada da realidade e das práticas cotidianas de sala de aula, não explica a prática e, quando não, acaba contradizendo-a. o que ocorre é a ausência de fundamentos teóricos justificando uma determinada pratica, da mesma forma em que uma postura crítica sobre a pratica pedagógica só pode existir quando há uma relação dialógica entre ela e a teoria. Esse momento tem exigido a construção coletiva do referencial teórico que irá auxiliar a leitura da pratica, desvelando por assim dizer, qual ou quais teorias pedagógicas estão orientando a pratica do professor, que por sua vez não é neutra nem fruto de uma separação ingênua entre um determinado projeto político e uma concepção de educação. (1991, pg 20)
...