Estágio Supervisionado Educação Infantil
Por: 3v3lyn • 18/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.369 Palavras (10 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
Evelyn Flávia Brancalhão
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO
3º Momento do Estágio
ETAPA VII
Uberaba
2016
[pic 2]
Evelyn Flávia Brancalhão
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO
3º Momento do Estágio
ETAPA VII
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão – 3º Momento do Estágio, da Etapa VII do Curso de Pedagogia/EAD.
Uberaba
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUA HISTÓRIA 03
OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DA ESCOLA.................................. 04
ESTUDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 06
ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO TRABALHO DO GESTOR...........................07
PARTICIPAÇÃO DO ESTAGIÁRIO EM EVENTOS 08
O ESPAÇO DAS SALAS DE AULAS 09
PLANEJANDO E EXERCENDO A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Podemos definir o estágio como uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, tendo a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, colocando assim, o futuro profissional em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivência e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.
Com o intuito de enriquecer minha aprendizagem, o estágio curricular supervisionado foi realizado no Colégio Jean Piaget, localizado na rua Campos Salles,1289, na cidade de Franca – São Paulo. E teve como objetivo me proporcionar como aluna do curso de Pedagogia da Uniube, a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso e; ainda possibilitar o confronto entre o conhecimento teórico e a prática adotada, ou seja, o saber e o fazer.
A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUA HISTÓRIA CULTURAL
A escola possui o nome de Colégio Jean Piaget, pois adota o Sistema de Ensino Multimídia de J. Piaget que possui sede em São Bernardo do Campo.
A fundação da escola foi em 01/07/1987 com o nome de Escola de Educação Infantil Bambinos pela empresaria Marisa, e a mesma se localizava na rua Cuba no bairro Jardim Consolação. Em 1996 a direção da escola passou para Andreia Sanches Diniz Cintra, passando a funcionar na rua João Cândido Ferreira na Vila França.
Com o crescimento da escola em 1999 se fez necessário a mudança para outro prédio na rua Floriano Peixoto bairro Centro, onde a escola passou a se chamar Bambinos Centro de Arte e Educação Infantil e, assim virando escola de Educação Infantil e Fundamental I (1° ao 5° ano).
Com o passar dos anos e com o grande crescimento da escola, em 2011 sob a direção de Angélica Teresa Bellato Kaluf Andrade e Suse Nascimento Santos Severo, a escola foi ampliada e a mesma começou a funcionar também como Fundamental II. Em 2014 a escola se transferiu para um prédio na rua Campos Sales, área também central, sob novo nome de Colégio Jean Piaget, com método inovador de ensino, atendendo até o Ensino Médio.
A escola possui salas amplas e bem equipadas, todas dispõem de recursos pedagógicos referente a série em que os alunos se encontram, possui uma biblioteca com grande números de obras e, um espaço em que os alunos podem realizar grupos de estudo e leitura. A escola conta também com uma sala destinada a Educação de Artes e outra só para Música, lugares estes em que os alunos são convidados a soltarem a imaginação.
Por estar situada na zona central da cidade, em um bairro com construções antigas, esta região possui praças com árvores frondosas, e ainda tem a igreja Nossa Senhora da Conceição, que constitui o marco zero da cidade. Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental se utilizam desses espaços para desenvolverem atividades educativas, como visitas a Casa da Cultura e ao Museu do Café.
OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DA ESCOLA
A proposta pedagógica da escola é a de privilegiar o desenvolvimento pleno das potencialidades de crianças e jovens e das competências e habilidades necessárias à construção do conhecimento por meio de experiências teóricas e práticas desafiadoras, visando um aprendizado sólido e significativo.
A metodologia de ensino está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
A criação do projeto político-pedagógico contou com a participação dos alunos, professores, pais e funcionários, ou seja, todos que compõem a comunidade escolar, e é possível ver que todos expressaram seus desejos e concepções para uma escola melhor.
Os objetivos do curso estão fundados na proposta curricular da Secretaria da Educação, nos fins da Educação Nacional conforme a L.D.B. 9394/96 e na caracterização da clientela escolar.
O curso se destina a formação integral da criança a fim de levá-los a compreender e refletir sobre sua realidade, em consequência intervir na mesma, valorizando e respeitando o conhecimento que o aluno traz do seu convívio familiar, além de inseri-lo nos objetivos da grade curricular.
...