Estágio Supervisionado Ensino Fundamental
Por: Rosiani Monteiro • 25/4/2021 • Trabalho acadêmico • 3.215 Palavras (13 Páginas) • 541 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE FUTURA
AMÁLIA DE CÁSSIA BARBOSA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO
GUANHÃES
2020
FACULDADE FUTURA
AMÁLIA DE CÁSSIA BARBOSA SILVA
PROJETO PRÁTICO
DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de estágio apresentado à disciplina Estágio Supervisionado, da Faculdade Futura, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, como pré-requisito para aprovação.
GUANHÃES
2020
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA)
RESUMO- Espera-se, que os resultados deste estudo contribuam com a comunidade acadêmica, especialmente, em razão do instrumento de avaliação de projetos que será discutido, apresentado e validado. Embasado por esse princípio, vale ressaltar que qualquer pesquisa de qualquer área do conhecimento, o desenvolvimento de saberes no campo educacional, com uma perspectiva critica as demandas, requerem uma política de incentivo que institua a realização de estudos e pesquisa. Se faz necessário a pesquisa variada em campos do conhecimento a fim de produzir resultados suscetível de ser incorporado a projetos /programas que promovam crescimento evolutivo. Na perspectiva do tema pesquisado no processo de alfabetização de jovens e adultos, faz-se necessário valorizar a educação de forma que atenda a todos sem distinção de meio social que esteja inserido, da raça a que pertença, idade, sexo ou religião que professa todos os cidadãos e que os mesmos devem ser assistido pela educação e que esta seja de qualidade
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Alfabetização, Jovens, Adultos.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 9
- DESENVOLVIMENTO 10
Ilustrações 10
- Sigla 11
- Tabelas 11
- Paginação 12
- Citações 12
- RELATO DE ESTUDO 15
- CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho de estágio surgiu da necessidade de analisar a trajetória da educação no processo de alfabetização de jovens e adultos, desde a década de 30, onde a Educação de Jovens e Adultos começa a ganhar o seu lugar, ao desenrolar fala sobre a importância que Paulo Freire teve para essa metodologia de ensino e de sua passagem por Angicos, onde mostrou que quando existe vontade é possível fazer um bom trabalho de alfabetização, mostrando também um pouco da atualidade dessa modalidade no nosso país. Fala também sobre o quanto é importante a educação na vida do homem, para que esse possa manter-se incluído na sociedade como um ser participativo, e que ler e escrever é uma das principais ferramentas para mantermos o contato com o próximo. Também é relatado a alfabetização e seus diferentes níveis, que mostra que em cada um o ser humano é capaz de desenvolver-se de um modo, até chegar na alfabetização plena, que é quando além de ler e escrever o mesmo já consegue compreender.
Desde o Brasil Colônia, o privilégio à educação foi dado aos mais ricos. Porém na Primeira República, a educação passou a ser encorajada e houve uma expansão da rede escolar dando prioridade à alfabetização do povo. A partir de então, com as reformas subsequentes que defendiam a gratuidade da escola primária e secundária fizeram com que os governantes seguintes buscassem cada vez mais teorias e métodos de alfabetização que pudesse sanar a defasagem e o fracasso escolar que acontece nas escolas públicas até o presente momento.
Vários teóricos contextualizavam a alfabetização como sendo um processo onde o sujeito pudesse adquirir habilidades para codificar a língua oral em língua escrita, ou seja, escrever e de decodificar a língua escrita em oral, ou seja, leitura. Poderíamos resumir que a alfabetização seria um processo de transcrição dos fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas (ler) (SOARES, 2005).
A alfabetização é de suma importância na inserção social do indivíduo, a mesma traz possibilidades que são necessárias para a vida, pois nos mostra que alfabetizar-se é ser livre, é poder fazer com excelência tudo que essa nova sociedade exige de cada um de nós, pois se não passarmos pela educação no âmbito escolar, ficamos cada vez mais pra trás, até um dia não podermos mais sermos enxergados, pois aqueles que buscam o conhecimento está a um passo grande de todos aqueles que pela educação se quer passou. E assim finalmente acredito que esse trabalho trará uma grande contribuição acadêmica, pois mostra o quanto a alfabetização é importante, e a necessidade de todos se unirem para que o número de jovens e adultos analfabetos possa diminuir.
DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho justifica-se na necessidade do processo de alfabetização de jovens e adultos com objetivo de formar o futuro cidadão na modalidade jovens e adultos em processo de formação escolar, propondo evidenciar a alfabetização associada às práticas pedagógicas no cenário atual da educação, levantando como hipótese a necessidade de ações pedagógicas que busquem a alfabetização contextualizada propondo a utilização da leitura e da escrita em diferentes situações da vida.
Este estudo foi desenvolvido com base em leituras de obras que tratam sobre o tema e que nos permita a perceber como é o processo de alfabetização de jovens e adultos e de que forma é trabalhado e como o aluno constrói o seu conhecimento.
A pesquisa bibliográfica consiste na realização de um histórico da alfabetização e letramento desde o seu surgimento nos estudos de Freire, Soares, Barbosa, Souza, Silva, Barcelos, Suzana, Cagliari, Cocco e dentre outros que muito forneceram suas ideias acerca desta temática.
Na necessidade do norteamento do objetivo que orienta essa pesquisa, o objetivo geral deste de trabalho foi contribuir no processo de alfabetização dos alunos jovens e adultos através do processo ensino aprendizagem que irá nos ajudar a participar direta e indiretamente da vida em sociedade desses alunos como seres participantes.
...