Estágio Teológico
Por: Michelemuri • 6/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 853 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
DESCREVA O ESTÁGIO TEOLÓGIO FORMULADO POR COMTE, PRIMEIRO DOS TRÊS ESTÁGIOS DA HISTÓRIA INTELECTUAL:
São três estágios: teológico, metafísico e positivo
No estágio teológico as pessoas buscam explicações sobrenaturais para os mistérios da natureza. A chuva, por exemplo é explicada como criada por deuses que fazem a água cair do céu. Com o passar do tempo, as explicações sobrenaturais são abandonadas, dando lugar a explicações metafísicas, nas quais os fenômenos são explicados a partir da natureza das próprias coisas.
No estágios as únicas explicações válidas são de caráter científico. Segundo conte, o objetivo da ciência é estabeleces leis para os fenômenos observados. Pois as leis permitem a previsão e, esta, norteia a ação.
O QUE É EDUCAÇÃO PARA DURKHEM?
Educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. Tem como objetivo desenvolver na criança certos estados físicos, intelectuais e morais necessários na sociedade política em que a criança vive.
IDENTIFIQUE E EXPLIQUE AS DISCIPLINAS QU SPENSER CONDIDERA IMPRECINDÍVES
De acordo com Spenser, são imprescindíveis as disciplinas de Matemática, química, física e biologia. Pois fornecem um conhecimento sobre a natureza, que permite um avanço da ciência e o progresso da humanidade.
COMTE – LEIS SOCIAIS – ORDEM PROGRESSO
Segundo Comte, a sociedade duas leis fundamentais: a estática e dinâmica social. De acordo com esse lei o desenvolvimento só pode ocorrer e a sociedade estiver organizada de modo evitar a confusão. Essas suas leis são resumidas no lema “Ordem e progresso”. Que está na bandeira brasileira. Pois muitos membros do movimento republicano eram admiradores de Comte.
TEORIAS
A escola nova na vertente não diretiva se apoia no pensamento de Cal Rogers, que via a aula mais como um movimento terapêutico do que uma forma de ensino. O papel da escola era preparar o indivíduo para desempenhar papeis sociais, mas isso daria pelo autodesenvolvimento e realização pessoal.
Cons i der ad o a c it aç ã o ac ima, os c o nte úd os tr ab al ha dos dur a nte as t el ea ul as e o livro -b as e T e orias d o c onhe ci me nt o pe d ag ógi co, d es c reva as c ar ac ter ís t ic as re lati vas às te or ias c rít ic o-r epr od ut ivis tas da ed uc aç ã o.
TEO R IAS C RÍ TI CO -RE P RO DUT IV IS TA S
É a educ ação c om o instrumento de discriminação social, marginalizaç ão a sociedade é m arcada pela d ivisão entre grupos , classes antagôn ic as que s e relacionam à base da f orça que se m anifes ta nas c ondiç ões de produç ão da vida material.
Viol ênc ia Simbólic a - R eforç a, por dis s im ulaç ão, as relaç ões de forç a m aterial; dom inaç ão cultural; explic itar a aç ão pedagógic a c om o im pos ição arbitrária da c ultura dos grupos dom inantes aos dom inados ; m arginaliz ados s ão os grupos dom inados : socialmente porque não poss uem forç a material; culturalmente porque não poss uem força s imbólica.
...