Fábula Sobre o Ensino EAD
Por: vinhazinha • 14/10/2018 • Dissertação • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Educação
Centro de Educação a Distância
Curso de Pedagogia a Distância
Educação à Distância II
Discente: Flávia Villela
Módulo I
Atividade 4 – Atividade avaliativa
Prezado(a) aluno(a),
1) Reflita sobre as seguintes questões:
· Quais os papéis desempenhados por professores e alunos na EaD frente as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC)?
·Como o desenvolvimento da EaD ao longo no tempo tem alterado esses papéis?
2) Elabore um diálogo (em modo narrativo: fábula ou parábola) entre personagens fictícios discutindo as duas questões motivadoras propostas no item 1, com no mínimo duas e no máximo três páginas, em editor eletrônico de texto com as seguintes especificações: fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples, sem recuo de parágrafos, margens de 3 centímetros. Não se esqueça de colocar cabeçalho identificando seu trabalho.
Sr. Patolino e sua decisão acertada!
Em um dia chuvoso, o Sr. Patolino chega desconsolado do seu serviço e muito triste, contou para sua esposa e filhos que não tinha conseguido a sua promoção no serviço, tão desejada, pois não tinha o nível de escolaridade que o cargo precisava. De cabeça baixa, fala para sua esposa:
- Patolina, minha velha, não consigo nada com esse meu ensino médio e não consigo tempo para fazer um curso superior. Estou sem opções...
- Mas Patolino, por que não faz um curso à distância, como seu primo, Francolino, ele se formou faz um ano e já foi promovido no Abatedouro Carne Dourada? – Disse Patolina.
Patolino, irritado, começa com a ladainha de sempre:
- Esses cursos à distância não vão resolver os meus problemas, pois são cursos de segunda linha, não servem para a minha empresa, pata teimosa!!! Já discutimos isso outras vezes.
Sra. Patolina, com uma paciência de Jó, começou a falar novamente:
- Vamos fazer um acordo? Não podemos falar daquilo que não conhecemos, não é?
Você toparia fazer uma experiência em um curso à distância, saber como é sua metodologia, sua aceitação no seu campo de trabalho? Se não for bom, você sai do curso e não tocamos mais nesse assunto. Que tal?
Sr. Patolino, olhando para seus dois patinhos, pelos quais lutava todos os dias, e sabendo que dependiam dele, disse para sua amada esposa:
- Tudo bem! Mas se não for bom, você nunca mais me chateia com esse assunto!
E assim, o casal começou a procurar na internet, informações sobre cursos EaD, como surgiram, quais foram as evoluções que o método teve e ficaram surpresos em saber que essa modalidade começou há muitos anos, que já teve várias formas de transmissão, como carta, tv, rádio, uso rudimentares da internet, até os dias de hoje, com o avanço tecnológico, onde o curso conta com diversas formas de atividades, avaliações, encontros em bate papo entre alunos e professores, fóruns de discussões,etc.. Os patos ficaram surpresos com o desenvolvimento dos cursos à distância.
A segunda etapa da pesquisa foi encontrar um bom curso e eles escolheram um na área da empresa em que o Sr. Patolino trabalhava e optaram por um de curso de recursos humanos de patos.
Matricula feita, chegou o grande dia: Primeiro dia de aula!
Mamãe Patolina saí com os filhotes, para a casa ficar silenciosa. Sr. Patolino abre o Moodle e espera!!! Com o passar do tempo, ele começa a se perguntar:
- Cadê os professores? Como faço para interagir com meus amigos de sala? Aliás, onde eles estão? Sr. Patolino ficou desesperado e fechou o computador com raiva, esbravejando:
- Sabia que isso não ia dar certo!! Sou um derrotado mesmo!!!
Quando Mamãe Patolina voltou do passeio com os filhotes, encontrou o marido desolado sentado em frente ao computador fechado.
Entendendo a situação do marido, chamou o primo Francolino que começou a explicar para seu primo qual era a atitude do aluno frente ao curso à distância:
- Meu velho, o curso à distância é tão difícil, quanto o presencial, porém no curso à distância o aluno é responsável pelas pesquisas, pelas atividades, contanto com orientações básicas dos professores e dos tutores, mas você é independente, autônomo.
...