FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS
Por: Mulan • 24/9/2015 • Dissertação • 266 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
1) O brincar é uma oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e desenvolve habilidades. Além de estimular a curiosidade, autoconfiança e autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, concentração e atenção. Através de seu dinamismo, o lúdico oferece além de situações agradáveis, o surgimento de comportamentos e assimilação das regras sociais.
2) Apresentar diferentes objetos para que ela possa manipular, pegar, lamber, morder, experimentar e brincar com mais variados objetos, a criança observa, se concentra, escolhe, experimenta, troca o objeto por outro, tenta resolver as curiosidades que a manipulação dos objetos gera ao brincar, ela descobre coisas leves, pesadas, grandes, pequenas, lisas, coisas que fazem barulhos diferentes, duras, macias, ásperas, vai conhecendo o mundo através dos objetos.
3) O envolvimento e participação da família são fundamentais no processo escolar, a escola deve orientar as famílias desde o início da escolarização quanto a formas de participação na vida escolar dos filhos; acompanhamento de tarefa, incentivando e possibilitando a frequência dos filhos na escola. Independente das condições sociais e níveis de escolaridade essas famílias são as que mais precisam do apoio da escola. Por meio de ações simples que ajudarão na superação da desigual social e excludente em que vivem rumo à igualdade e justiça cultural e social. Cabe ao gestor elaborar uma pauta de reunião de pais onde os pais possam falar e serem ouvidos sem ser discriminados por sua condição social.
4) Criar condições específicas para o desenvolvimento do aluno, apesar de toda essa problemática que gira em torno da relação professor/família, resta usar o bom senso e por o educando em primeiro lugar.
...