Fichamento Crítico do Artigo “Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação”
Por: Maiane Rodrigues Lobão • 24/11/2020 • Trabalho acadêmico • 705 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
Nome: Maiane Rodrigues Corrêa Lobão
Trabalho: Fichamento Crítico do artigo “Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação”.
Referência: FONTES, Marisa Aghetoni; DUARTE, António Manuel. Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação. Educação Pesquisa, São Paulo, ano 2019, v. 45, 18 nov. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100551. Acesso em: 18 nov. 2020.
Efetivamente, os estudos empíricos enquadrados nessa teoria (BEYAZATAS; SENEMOGLU, 2015; BIGGS, 1987; RICHARDSON, 2015) sugerem uma conceitualização do estudo acadêmico em termos da integração entre as suas orientações motivacionais e as suas respectivas estratégias utilizadas pelos estudantes – integração esta na base da variável composta designada de abordagem à aprendizagem (FONTES; DUARTE, 2020, p. 2).
É fato que a motivação dos alunos é de extrema importância para alcançar êxito no ensino aprendizagem. A experiência que os alunos terão com a aprendizagem, será melhor aproveitado se tiverem a motivação para tanto.
Em termos gerais, a motivação consiste em um estado interno que ativa, orienta e mantém o comportamento do indivíduo em direção a um objetivo, sendo possível caracterizá-la em termos quer da causa, do conteúdo, da velocidade de iniciação e da intensidade desse comportamento, como da experiência cognitiva e emocional durante o envolvimento (DUARTE, 2012a; PEREIRA, 2013 apud FONTES; DUARTE, 2020, p. 3).
A experiência do aluno com a aprendizagem está diretamente ligada a motivação que o mesmo terá para buscar novos conhecimentos, uma vez que a motivação consiste em um estado interno que ativa, norteia e sustenta a conduta de um indivíduo em relação ao seu objetivo.
Por seu lado, a motivação de realização para a aprendizagem caracteriza a procura de obtenção de classificações ou resultados elevados, no sentido de fortalecer o autoconceito acadêmico por meio da exibição da excelência pessoal (DUARTE, 2012a; LOURENÇO; PAIVA, 2015 apud FONTES; DUARTE, 2020, p. 4).
Nota-se que a motivação busca o sucesso na aprendizagem caracterizando-se a realização do autoconceito acadêmico e controle da sabedoria.
Os objetivos educacionais são os de formar pessoas críticas, avaliadoras de possibilidades/alternativas em seus trabalhos, com conhecimento bem fundamentado, questionadoras/reflexivas, com responsabilidade e ética e capazes de aplicar o conhecimento ao seu trabalho, em paralelo com a compreensão daquilo que está sendo feito. (FONTES; DUARTE, 2020, p. 5).
É claro que objetivo na busca do conhecimento é agregar satisfação pessoal mais capacidade de posicionamento no mercado de trabalho, sendo o individuo levado a reflexões diárias sobre determinado assunto, tornando-se capaz de questionar e interpretar.
Os resultados deste estudo são consistentes com a concepção sobre a motivação para a aprendizagem em geral fornecida pela teoria SAL, apresentando, porém, certa especificidade e novidade, de resto esperada considerando o contexto particular investigado. Os três primeiros
...