Fichamento do TExto O aprendizado Permanente da leitura
Por: Paula Marques • 19/8/2015 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 852 Visualizações
Centro Universitário Jorge Amado
Data: 14 de agosto de 2015
Docente: Roberto Rodrigues
Discente: Paula Marques
Disciplina: Leitura, Escrita e Ensino
Curso: Pedagogia/2ºsemestre
Fichamento do Texto: O Aprendizado Permanente da Leitura de Leandro Konder.
Não existe uma única leitura correta, cada um de nós faz a sua leitura e interpreta o que lê, ao seu modo. O autor do texto não pode ignorar as outras opiniões, achando que sua opinião é a somente valida. P.7
- O ato de ler já sem se um aprendizado, existem diferentes formas de interpretção, cada leitor interpreta o que lê a seu modo.
O autor precisa entender que ao escrever o livro, um artigo entre outras formas de escrita irã suguir varios questionamentos exondo sua opinião sobre o que foi lido.
Assumir as proprias convicções, cotejá-las com as convicções aleias, é um princípio básico do dialogo. Só existe dialogo onde há divergencias, discordâncias. Se todos concordamos o pensamento só pode ser reiterativo, repetitivo, padronizado. P.8
- A conversa so existe se houver discordancias, nem leitor vai sempre aceitar 100% o que o autor estar escrevendo, pois o verdaeiro desafio para um pesquisador é elevar-se a uma perspectiva universal.
Pode ser que os seres humanos andem conversando menos, mais ainda conversam. P.9
- A propria TV já uma gerador de informação, mas com imagens e leituras rapidas e objetivas, causando uma grande discursão de um determinado assunto. Se formos olhar os novos tempos, as pessoas realmente conversam menos, mas a troca de informações rapidas é muito maior.
Aprender a ler, então, é como aprender a viver: não termina nunca. P.10
- Bem redundante, pois nos deixamos de viver em um certa fase da nossa vida, acho que aprender a ler é com o nosso aprendizado nunca acaba, a leitura nunca termina, pois sempre queremos ler mais, sempre queremos saber mais sobre um determinado assunto.
O texto faz uma referência as diferentes formas de ler, trazendo um questionemesto se a leitura esta correta, mas para mim nao existe leitura incorreta, existe uma leitura mal-feita. Sem respeitar pontuações e paragrafos, pois ai sim não vamos interpretar corretamente com o autor quis se expressar.
Faz uma comparação a leitura com a arte dizendo: “que a arte não comporta uma separação entre o “fenômeno” e o “universal”. E Finaliza dizendo: “o aprendizado da leitura não cessa jamais”.
...