Formação educacional do homem
Por: Pedagogia... • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.331 Palavras (14 Páginas) • 220 Visualizações
Introdução
Com base nos textos, podemos analisar o modo de educação e cultura do homem, cuja formação difere em alguns aspectos, como na Grécia onde iniciou através dos filósofos ideias como analise de formação humana dentro da Pólis, sendo que Aristóteles considera a política algo bom para o homem e a educação é o centro da sabedoria humana.
No período do Humanismo Renascentista, nos deparamos com uma sociedade diferente, o homem se torna individualista em suas concepções em relação a vida econômica, política e educacional. O cidadão moderno busca cada vez mais a se adaptar aos avanços tecnológicos, sendo que, tratando de educação o ideal se define em aprender o que é novo sem abandonar o velho, ou seja, a filosofia do passado ainda de certa forma está presente.
Formação educacional do homem
A palavra Paideia significa “criação de meninos” originalmente da Grécia, ela surgiu como ideia de trazer conhecimento ao homem desde sua infância. Sendo ela um sistema de educação e formação ética para os gregos, que assim adquirira o conhecimento de sua cultura. O ideal de cultura foi o principio de formação do cidadão grego, fazendo dele um ser pensante e comunicativo, capaz de revelar opiniões e questionar. O sentido da Paideia enquanto formação do homem como homem, enquanto formação geral de todo e qualquer homem, parece se opor a uma formação especializada e meramente técnica, ou talvez uma educação técnica especifica não dispensada pelo seu suporte fundamental. Uma formação humanista como base de crescimento técnico isso é o que exige a Paideia grega, assim considerar ela como pertinente e atual. A criança necessita de preparação para a caminhada da vida, a fala, a escrita, a matemática, a historia de sua cultura e assim por diante, cresce e desenvolve o que aprende.
O conceito Arete do poeta Homero, que traz a Llíada e a Odisseia, para além da realização estética, emitem o ideal educativo do herói cavaleiresco, cortês, guerreiro e hostil, isto é, no valor de homem corajoso que pela vitória se torna honrado. Homero atribui o ideal de Arete ao ser superior de grande nobreza, não sendo este um ser humano comum. As ações exemplares representadas nos mitos tem em si um conteúdo educativo. Para Aristóteles o ideal de Arete mostra o “eu”, a atitude bela do homem que faz com que ele se torne herói diante de atitudes plenas e honrosas, como fazer o bem ao próximo, se sacrificar por alguém ou defender uma causa.
A Téchne é a ideia de construção de artefatos e se realiza através do conhecimento e pratica do homem. Para os gregos ela mostra o saber de forma eficaz do homem, é a realização material cuja inteligência e habilidade dele permita transformar artificialmente algo, ou seja a capacidade de produzir objetos pelo raciocínio. A Téchne é vista pelos gregos como forma de artesanato ou arte, e também está na raiz do que chamamos atualmente de tecnologia. Na idade média a preocupação é com a alma, a salvação do homem, sendo que a busca é de cada individuo tratando o conhecimento dentro de si. Surge o individualismo econômico e político em meio a experiências pessoais de cada um.
Na modernidade surge a revolução com novas crenças, para a liberdade de pensamento do homem. Filósofos da modernidade formularam a ideia de indivíduo isolado, surgiu uma nova sociedade moralmente organizada. O individualismo moral tomou conta do homem moderno entre diferentes áreas de sua vida, estabelecendo divisões, embora dentro de um mundo públicco.
Compreendo que o texto mostra a educação desde a antiguidade com os gregos, que tinham o objetivo de colocar o conhecimento como medida formativa a serviço da educação formando homens completos, uma excelente ideia desse povo. Os filósofos não meditavam sozinhos, eles sentiam a necessidade de passar adiante suas descobertas, ideias e também as críticas, era um ambiente de trabalho onde a liberdade de pensamento predominava. A formação do homem grego integra na sua conduta e comportamento exterior e sua atitude interior.
O homem moderno busca por liberdade de pensamento seguindo seus próprios ideais e novos padrões de vida. Procura organizar sua vida de forma individual. Portanto, quando olhamos para as mudanças edificantes no sentido de trazerem consideráveis avanços para boa parte da sociedade, vivemos um dilema em relação ao analfabetismo, a violência, a miséria de outra grande parte da população. Vivemos o desafio de conviver com o diferente e com a diversidade de ideias evoluídas, pois o novo às vezes é difícil de ser identificado, mas temos que considerar o que é ultrapassado, ou podemos trazer dentro do novo, parte do velho.
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