Fundamentos Filosóficos E Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Por: felcaet • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.146 Palavras (13 Páginas) • 394 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Curso: Pedagogia 1° semestre
Disciplina: Fundamentos Filosóficos E Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Aluno: Fernanda dos Santos Caetano - RA: 2856905699
Trabalho realizado para nota de 2o Bimestre. Apresentado à Professora Tutora EAD da Faculdade de Pedagogia da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de nota do 2o Bimestre, sob a orientação da Professora Tutora Presencial Vanda Acosta.
Tutora presencial: Vanda Acosta
1
Índice
Introdução 3
Desenvolvimento: Análise do ambiente/sala temática 4
Contribuição para formação das crianças e adolescentes atendidos pela
ONG VIVA CRIANÇA 5
Justificativa 6
Conclusão 7
Referências Bibliográficas 8
2
Introdução
O projeto Viva Criança tem como objetivo não só proporcionar as crianças e adolescentes que são atendidos pela ONG VIVA CRIANÇA momentos de relação e conhecimento, mas também uma forma de desviá-las da violência que ronda toda essa população mais humilde delegando não só aos nossos alunos mas todos os seus familiares em si esperança,pois como já dizia TALES DE MILETO...-A esperança é o único bem comum a todos os homens;aqueles que nada mais tem - ainda a possuem.A dança é um mecanismo excepcional,quer como educação,quer como arte,apto a tornar possível,e real,a vivencia plena do homem com o seu corpo,a pratica pedagógica da dança instiga a ação e a meditação do aluno sobre si,sobre a realidade em que vive,incentivando o aluno para o universo do movimento.A prática da dança no ambiente escolar,sistematizada sob a forma de oficina pedagógica surge como meio para que os alunos desenvolvam seus conhecimentos físicos e um entendimento da imagem que fazem de si próprios .
3
Desenvolvimento: Análise do ambiente/sala temática
Este projeto visa demonstrar a importância da dança na escola, como ferramenta de socialização, para instrução e formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança sendo uma experiência corporal concede aos alunos novas proporções de expressão e comunicação, transportando a descoberta da sua linguagem corporal, que auxilia para o desenvolvimento de conhecimento. Como empreendimento pedagógico, a dança pode atribuir-se de varias finalidades, na busca pela descoberta de diferentes formas de movimento, ela pode estimular a criatividade, a atenção e a concentração, permitindo uma observação sobre os sentimentos e os pensamentos do aluno, ela pode se tornar um canal aberto para dar vazão á expressividade, algo tão sonhado pelos professores, a dança amplia os horizontes por isso é tão importante. A escolha desse tema tem como objetivo trabalhar nas aulas de educação física escolar conteúdos diferenciados,dentro da dança e da musica,assim fazendo com que os alunos mudem a rotina das aulas. Levar para os alunos conhecimentos de vários ritmos e tipos de dança e música, diversificar a aula através de dança e jogos com música, estimular os alunos a criar e montar coreografias de danças.
Ambiente/sala temática: Espaço físico/Quadra esportiva | |||
Usuários: Alunos ensino médio e fundamental | |||
Recursos tecnológicos | Justificativas e Estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de tecnologias assitivas |
Como recurso tecnológico irá usar caixa de som, aparelho radio toca cd, com entrada para pen drive, como as aulas serão na própria quadra esportiva da escola não precisaremos de muitos recursos, assim podemos usar caixas de som para ampliar o volume de som em toda quadra esportiva, e o aparelho radio toca cd, para que os próprios alunos tragam seus estilos musicais preferidos, assim tendo como objetivo maior participação dos alunos nas aulas, também incentivando a organização e o respeito à diversidade de cada um. A dança escolar tem como objetivo principal a formação dos alunos proporcionando conhecimento sobre si e sobre o outro, incentivando a expressividade dos indivíduos possibilitando a comunicação não verbal, estimulando a liberdade de criar, inventar e reinventar, fazendo uso da imaginação e dos diálogos corporais. Devemos traduzir as obrigações que garantam a igualdade de oportunidades para assegurar que os alunos portadores de necessidades especiais tenham os mesmos direitos e obrigações das dos demais alunos, ou seja, incluí-las também nas coreografias, e incentivar para que elas também tragam seus gostos musicais para as aulas. Todo esse processo é mediado pelo professor que a partir destas propostas em suas aulas cria condições para que todos os alunos participem.
|
...