Fundamentos sociologicos
Por: Érica Braz • 10/12/2015 • Trabalho acadêmico • 2.661 Palavras (11 Páginas) • 177 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos sociológicos da educação
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar a importância da sociologia para a educação e como a elas estão sempre juntas na união da sociedade e individuo, notamos que foi desenvolvido o estudo por esta ciência através de fato marcante para a época criada, que foi a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, nesta época se viu a necessidade de estudar o comportamento das pessoas que se comportam de formas inesperadas diante fatos marcante.
Significados de sociologia
O que é Sociologia: Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. Aonde tem uma aglomeração de pessoa já se é chamado de sociedade.
Esta ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. Que tem como objeto de estudo a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais, suas leis, regras e comportamentos.
É através das pesquisas sociais que os sociólogos observam os padrões comuns para formularem as teorias sobre os fatos sociais. Eles utilizam de métodos que envolvem técnicas qualitativas que fala detalhadamente de situações de comportamento e analise estatística. Como disciplina de estudo a sociologia surgiu no século XVIII, sobre as consequências de dois grandes acontecimentos a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que como consequência causou profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período de transformações.
A primeira pessoa a utilizar este termo sociologia foi o francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, com a tentativa de unir os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. Anos mais tarde sua corrente sociológica positiva-funcionalista, foi desenvolvida por Émile Durkheim. Outras importantes correntes sociológicas foram iniciadas por Karl Marx e Max Weber.
Toda ciência tem como objetivo explicar como o todo do universo, a sociologia também pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Mesmo que ela não seja alcançável, é tarefa da sociologia transformar as raízes da com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por isso através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um instrumento de compreensão das situações que se defrontam na vida corriqueira, das suas inúmeras relações sociais e, com isso de si mesmas como seres sociais. Isto é o conhecimento sociológico.
Podemos notar que a sociologia ela tem um objetivo que é de mostrar a relação dos indivíduos, como se relaciona, mostrando que os grupos sociais têm comportamentos diferentes de acordo com a realidade de cada um.
Ela se ocupa também das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas; vê a importância de eventos únicos sujeitos à inferência sociológica sempre procurando explicar o seu significado e importância singulares.
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina.
A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia que estuda a realidade sócio educacional e seus processos educacionais de socialização. Seus fundadores foram: Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.
A Sociologia da Educação é uma oportunidade para os pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que é também resultante da educação. Também dá a compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à visão de diferentes teorias sociológicas.
Contribuições da sociologia para a educação
Vamos analisar: todas as pessoas têm um conceito de sociedade. Ela é bem conhecida, pois todos os seres humanos vivem em uma e até os animais vivem em sociedade. Toda sociedade possui seus próprios mecanismos, possuindo um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas, hábitos e costumes. Neste sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades.
“A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social”.
Dentro das ciências sociais existe dois tipos de sociologia: geral e as sociologias especiais. A primeira trata de assuntos sociais de modo geral e a segunda relaciona em um tema específico. Podemos ver que existe a sociologia do conhecimento, sociologia da educação, sociologia das organizações, sociologia da religião, enfim, muitas sociologias que se dedicam a entender os milhares de seres humanos que vivem em relações. Pela complexidade que reside no ser humano, a ciência social foi obrigada a se especializar e subdividir-se como foi citado.
Portanto, necessitamos da sociologia porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas e entendidas.
Somente falar que a sociologia da educação estuda os fenômenos educacionais parece ser muito sem importância. Então relacionamos alguns temas que de estudo da sociologia da educação:
1° a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, viver sem se relacionar é impossível;
2° os sistemas escolares ou o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura, como partes do sistema social mais global;
3° a escola como unidade sociológica;
4° a sala de aula como subgrupo de ensino e,
4° o papel do professor.
Os conhecimentos sociológicos permitem uma discussão de como as diferenças étnicas, culturais e regionais não podem ser reduzidas à dimensão socioeconômica de classes sociais, assim como das formas como ambas se mantem.
Com isso percebemos que a sociologia permite ao aluno uma visão mais profunda sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica como a escola pode influenciar no comportamento e na personalidade dos alunos, e estuda também os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.
...