GESTÃO PARTICIPATIVA: O DITO E O FEITO
Por: manecaco • 6/9/2017 • Artigo • 4.361 Palavras (18 Páginas) • 248 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI[pic 1]
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- NEAD
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- PNAP
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
FRANCISCO ÍTALO HIPÓLITO DE SOUSA
GESTÃO PARTICIPATIVA: O DITO E O FEITO
MONSENHOR HIPÓLITO- PI
2015
FRANCISCO ÍTALO HIPÓLITO DE SOUSA
GESTÃO PARTICIPATIVA: O DITO E O FEITO
Artigo apresentado à Universidade Estadual do Piauí- UESPI, através da Universidade Aberta do Brasil- UAB e o Núcleo de Educação a Distância- NEAD, como requisito para a obtenção do título de Especialista no Curso de Gestão Pública.
Orientadora: Ms. Clea Maria Machado de Alencar
MONSENHOR HIPÓLITO-PI
2015
GESTÃO PARTICIPATIVA: O DITO E O FEITO
Francisco Ítalo Hipólito de Sousa1
Clea Maria Machado de Alencar2
RESUMO
A Gestão Participativa dispõe de aspectos metodológicos que em muito influenciam na tomada de decisões dos sujeitos em seu processo de construção e reafirmação de práticas pautadas na igualdade de direitos e acesso ao patrimônio público de qualidade. Nessa reflexão, objetivou-se apresentar e avaliar os resultados da pesquisa realizada na Unidade Escolar José Alves Bezerra, no município de Monsenhor Hipólito- PI, a partir de uma reflexão diagnóstica e suas contribuições para a gestão. O mesmo justifica-se de forma a proporcionar o entendimento a medida em que se busca identificar em que condições cooperativas se encontra o corpo docente em prol dos desafios iminentes em todo o seu processo decisório. Aplicou-se questionários em forma de entrevista com cinco questões abertas e quatro fechadas aos Diretores, Coordenadores, Secretários e Professores, evidenciando em uma abordagem qualitativa, o paradigma participativo predominante. Com basena coleta de dados, constatou-se práticas satisfatórias e contribuintes na implementação das definições, objetivos e metas auferidas. De acordo com os relatos, se pode equiparar tais práticas como exemplo de Gestão Escolar Pública, destacando-se a eficiência do trabalho coletivo e solidário.
Palavras- chave: Escola. Cooperação. Participação.
ABSTRACT
The Participatory Management have methodological aspects which greatly influence the decision making of the subjects in the process of construction and reaffirmation of practices based on equal rights and access to public property quality. In this reflection, aimed to present and evaluate the results of research carried out in the School Unit José Alves Bezerra, in the municipality of Monsignor Hipólito- PI, from a diagnostic thinking and his contributions to management. The same shall apply in order to provide an understanding the extent to which seeks to identify where cooperatives conditions is the faculty in favor of the imminent challenges in all its decision-making process. Questionnaire was applied as an interview with five open questions and four hole to directors, coordinators, secretaries and teachers, showing in a qualitative approach, the predominant participatory paradigm. With basena data collection, there was satisfactory practices and taxpayers in the implementation of the definitions, objectives and goals earned. According to reports, one can equate these practices as an example of Public Management School, highlighting the efficiency of the collective and solidarity work.
Key words: School. Cooperation. Participation.
____________________________
1Pós- Graduando do Curso de Especialização em Gestão Pública do NEAD- Núcleo de Educação a Distância\ Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus PICOS-PI. E-mail: italohipolito25@hotmail.com.
2Professora orientadora do Curso de Especialização em Gestão Pública do Núcleo de Educação a Distância\ Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus PICOS-PI. E-mail: clealencar@ibest.com.br
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um estudo sobre a gestão participativa e suas contribuições para o ensino. Ela aproveita o potencial das pessoas no processo de tomada de decisão, assim como se norteia em princípios que contribuem para aumentar a qualidade e a motivação dos seus atores.
A escola democrática é aquela em que os seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção de educação de qualidade para todos. (LUCK, 2007), afirma que a participação demanda preparação, que envolve a capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e comprometimento com a implementação das decisões. Em vista disso, cabe ao Diretor, juntamente com o corpo docente e discente da escola promover um ambiente propício para a orientação e planejamento dessa participação.
Os mecanismos de gestão colegiada, a partir de órgãos e suas atuações formalmente na escola têm por constituir espaços efetivos e organizados de participação da comunidade escolar na gestão da escola.
Um órgão colegiado escolar constitui-se em um mecanismo de gestão de escola que tem por objetivo auxiliar na tomada de decisão em todas as suas áreas de atuação, procurando diferentes meios para se alcançar o objetivo de ajudar o estabelecimento de ensino em todos os seus aspectos, pela participação de modo interativo de pais, professores e funcionários (LUCK, 2007. p. 91).
É essencial, portanto, refletir sobre as concepções legalmente instituídas e se de fato contemplam as novas abordagens e propostas cotidianas, identificando e apresentando o modelo e as reais práticas de gestão, contribuindo para a promoção de qualidade da administração escolar, a partir do desenvolvimento de competências necessárias para a construção de um ambiente participativo.
É relevante destacar as condutas de comportamentos e procedimentos realizados que superam as limitações organizacionais e contribuem para transformar a escola em um espaço criador de metodologias voltadas ao comprometimento dos colaboradores através de uma boa liderança.
...