HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Por: Pamela Souza • 23/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.139 Palavras (9 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA, DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA, INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO VIRTUAL E DIREITOS HUMANOS
Nome: Alessandra Rodrigues de Lima RA: 1208365698
Nome: Maria Renata Queiroz Stevaux RA: 0151538364
Nome: Pamela C. de Souza Tokumoto RA: 9918003434
Nome: Janaina dos Santos L. Ferreira RA: 1215554637
Nome: Sinidelane Silva Santos RA: 0868640241
Desafio Profissional apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito de avaliação para cumprimento das disciplinas citadas acima -Tutora: Gislene Maria Caramez de Arruda
Sorocaba – SP
2016
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa, por meio dos dados da Prova Brasil disponível no site do Inep, em relação ao desempenho de sua escola a outras escolas do Município, ao seu Estado e ao panorama Nacional.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) juntamente ao Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo suscitar pesquisas, estudos e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o intuito de auxiliar a execução e formulação de políticas públicas para a educação a partir de parâmetros de qualidade e igualdade, bem como fornecer informações confiáveis aos gestores, educadores, pesquisadores e público em geral. Para levantar os dados educacionais, o Inep realiza levantamentos avaliativos e estatísticos em algumas fases da educação básica.
O Inep tem sob sua responsabilidade, como parte integrante da sua estrutura organizacional, além da Prova Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que complementa juntamente com a Prova Brasil a avaliação da educação básica. O resultado desta avaliação é utilizado para acrescer a escala de informações que subsidiarão a execução das medidas e propostas que podem superar e auxiliar as deficiências encontradas em cada escola avaliada.
Para o Ministério da Educação (2008) a Prova Brasil é um instrumento importante que contribui para medir os problemas da educação básica brasileira e direcionar a formulação, a avaliação e a execução de políticas públicas educacionais que produzam uma criação de uma escola de qualidade. Já o professor pode utilizar este instrumento para refletir sobre sua prática e o processo de construção do conhecimento do aluno, considerando o desenvolvimento das habilidades e a aquisição de conhecimentos fundamentais para o alcance das competências estabelecidas na educação básica.
Prova Brasil
O objetivo da avaliação da educação brasileira, desenvolvida em larga escala pelo Ministério da Educação nos variados níveis de ensino, sobretudo no Ensino Fundamental, tem como objetivo oferecer incentivo para o monitoramento das políticas públicas e nas reformas na educação (INEP, 2008). Pode-se dizer que esta modalidade de avaliação tem a intenção de indicar as condições de ensino e aprendizagem, visando às ações voltadas para a qualidade da educação no País, também para reduzir as desigualdades existentes.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), de acordo com Castro (1999, p. 30) consiste em, “avaliar a efetividade dos sistemas de ensino, com enfoque na qualidade, eficiência e equidade”. Ou seja, essas avaliações fornecem informações que diz a respeito da realidade educacional brasileira.
Esta avaliação, elaborada pelo Ministério da Educação, busca definir ações direcionadas para a evolução da qualidade da educação no país e minimizar as desigualdades existentes. Sendo assim, o Estado destina recursos técnicos e financeiros para escolas com sistemas de ensino deficientes.
Compreende-se, com base no que foi descrito, que a escola deve ser um local que proporcione a igualdade, a inclusão social e econômica do cidadão.
Abicalil (2004, p. 21), reforça a ideia quando diz que,
“Quaisquer processos avaliativos possuem uma finalidade. De acordo com a instituição que os realiza, com os parâmetros que estabelece, com os objetivos e as metas a que se referem e com os atores que deles participam pode-se inferir alguma finalidade, dentre as quais se situam: a certificação, a comparação, a seleção/classificação/progressão, a diagnóstico, o controle”.
A Prova Brasil surgiu em 2005, pela necessidade de uma avaliação detalhada, onde os estudantes da rede pública de ensino do 5º e 9º ano do ensino fundamental foram avaliados, oferecendo resultados das escolas participantes. A metodologia atualmente consiste na aplicação de avaliações padronizadas (Prova Brasil), das disciplinas de Matemática, com foco na resolução de problemas e Língua Portuguesa, com foco em leitura.
Podemos encontrar na literatura sobre avaliação do desempenho escolar, três funções básicas aplicadas: diagnóstica, formativa e somativa. Os objetivos dessas funções se modificam conforme o momento de aplicação. Na função diagnóstica geralmente se da no início do processo ensino-aprendizagem, a formativa acontece durante o processo e a somativa no final.
A avaliação diagnóstica para Haydt (1995, p. 16):
“ [...] é aquela realizada no início do curso, período letivo ou unidade de ensino, com a intenção de constatar se os alunos apresentam ou não o domínio dos pré-requisitos necessários, isto é, se possuem os conhecimentos e habilidades imprescindíveis para as novas aprendizagens”.
Outro autor que discuti a avaliação diagnóstica é Libâneo (1994), o mesmo entende que esta avaliação permite reconhecer as dificuldades e os progressos dos alunos, determinada modificações na forma de ensinar buscando melhorias. Verifica antecipadamente as condições dos alunos, acontece no início do processo ou durante o processo de ensino aprendizagem.
...