HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Por: joanasilvex • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.113 Palavras (17 Páginas) • 320 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA
CURSO: PEDAGOGIA (3º SEMESTRE)
[pic 1]
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
PARTICIPANTES:
Ana Maria Santos de Paulo – RA: 8095909865
Diana Martins Carvalho de Figueiredo – RA: 1299251465
Eduana Mendonça da Silva – RA: 8492243669
Sílvia Tatiana Pereira da Silva – RA: 3198274896
ATPS (Atividade Prática Supervisionada)
Prof. Claudinei José Sarchesi
Taboão da Serra, 01 de Abril de 2015.
ANA MARIA SANTOS DE PAULO
DIANA MARTINS CARVALHO DE FIGUEIREDO
EDUANA MENDONÇA DA SILVA
SÍLVIA TATIANA PEREIRA DA SILVA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Trabalho de História da Educação e da Pedagogia, do 3º Semestre do Curso de Pedagogia, contendo as Etapas 1 e 2, Professor da Disciplina: Claudinei José Sarchesi.
TABOÃO DA SERRA
2015
ATPS (Atividade Prática Supervisionada)
História da Educação e da Pedagogia - Etapas 1 e 2
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................... 05
ETAPA 1 –
1. Concepção de História: 1.1 História da Educação. 1.2. A importância da história para a formação do pedagogo. 1.3. Qual é a importância da preservação dos fatos históricos para a pedagogia................................................................................ 06
2. Texto reflexivo/ dissertativo com as conclusões do grupo quanto aos três aspectos pesquisados no Passo 1.................................................................................... 12
ETAPA 2 –
2. Período histórico escolhido para desenvolvimento do planejamento da apresentação teatral............................................................................................ 16
3a – Pesquisa realizada sobre o período histórico escolhido pelo grupo............. 16
3b – Relatório: Plano para o desenvolvimento da apresentação teatral............... 16
Considerações Finais....................................................................................... 21
Referências Bibliográficas............................................................................... 22
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 – Aula-tema: História e História da Educação e Comunidades Tribais: a Educação Difusa.
- Passo 1 – Realizar uma pesquisa sobre a Concepção de História:
- História da Educação.
- A importância da história para a formação do pedagogo.
- Qual é a importância da preservação dos fatos históricos para a pedagogia.
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
A história da educação mostra a evolução, diferenças e conquistas, ajudando a entender como foi no passado e assim entender também o presente. Contém diversas informações de muita utilidade, principalmente aos profissionais da educação. Com ela é possível promover a consciência critica em cada um.
A história da educação se divide em alguns períodos:
Comunidades Tribais: Nas comunidades tribais, não existia formalmente a “escola,” as crianças aprendiam imitando os gestos dos adultos nas atividades do cotidiano e nas cerimônias dos rituais. Todos aprendiam de tudo, não havendo diferenças e depois de aprendido dividiam as tarefas. Por exemplo: a caça - o homem caça, mas a mulher também sabe caçar e não se restringe ao mundo doméstico. O saber vai desde a confecção de arco e flecha até o recitar de rezas sagradas aos deuses da tribo.
Nas aldeias mais simples o aprendizado consiste entre criança e natureza guiadas de longe ou de perto por um adulto. Eles têm uma educação muito respeitosa, tudo que se aprende é aos poucos.
A educação nas comunidades tribais é difusa que significa que atinge a todos, sem diferenciar as pessoas e sem ter uma pessoa especifica para ensinar.
Antiguidade Oriental: Conhecida pela educação tradicionalista, sua população composta de lavradores, artesãos e comerciantes não adquiri direitos políticos nem acesso ao saber, só a classe dominante que os possuíam.
Foi na antiguidade oriental que surgiu a escrita, e assim se começa a modificar a interação, as pessoas deixam de ser só oralidade, tendo agora como registrar (escrita).
Com a evolução, surge a transição de primitiva; a civilização começa a ter necessidade de direitos sociais, ideia de desenvolvimento social e a necessidade de líderes. Sendo assim, os sábios passam a ser líderes.
Só a classe dominante tem acesso a educação, a grande massa é excluída e restringida à educação familiar e informal. Com isso inicia-se o dualismo escolar: um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários, ou seja, um país e dois tipos de ensino. Mantendo assim sua cultura dominante através da educação.
Cultura Grega: A Grécia pode ser considerada o berço da pedagogia. A educação grega de modo geral está centrada na formação integral, ou seja, corpo e espírito, mesmo que, de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo esportivo ora para o debate intelectual, conforme a época ou lugar. No inicio quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa.
Seus principais representantes foram: Sócrates, Aristóteles e Platão.
A cultura grega era transmitida por muitas atividades tais como: reuniões, festivais, canto, um programa que procurava atender todos os aspectos da vida do homem.
...