HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
Projeto de pesquisa: HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: windy_ric • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.343 Palavras (6 Páginas) • 244 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME RA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Osasco
2014
NOME RA
ANDRÉIA FÁTIMA S. DE SOUZA 6579317549
BRUNA MARQUES DE CASTRO 1299594799
CARLA CAROLINA BALBINO 6660433282
ÉRIKA DE CARVALHO SERRANO 6532339244
JÉSSICA PEREIRA DE SOUZA 6660433254
MARIA GLAIDE A. DE SOUSA 6823465632
MÔNICA DE BARROS RINALDI 6890505247
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Trabalho de ATPS apresentado à disciplina de História da Educação e da Pedagogia do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Professora Ms Rosangela Francisco.
Osasco
2014
ÍNDICE
Folha de aprovação......................................................................................2
Índice..........................................................................................................3
Introdução..............................................................................,,,,,,,,,,,,,,,,.....4
Desenvolvimento.........................................................................................5
Conclusão...................................................................................................11
Referências Bibliográficas.......................................................................................12
DESENVOLVIMENTO
“A origem da educação escolar no Brasil- a ação dos
Jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica”
Desde o começo dos tempos podemos entender que o homem seja um ser histórico, já que suas ações e pensamentos evoluem de acordo com tempo, á medida que enfrenta os problemas da vida coletiva, como também da experiência pessoal no dia a dia.A história é a reflexão da ação transformadora do homem no tempo.
A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite conhecimento modifica conforme os tempos e a herança cultural.
O trabalho que faz a ação transformadora do homem sobre a natureza, modificando sua maneira de pensar, agir e sentir, de modo que jamais permanecem os mesmos, afim de uma atividade, seja ela qual for. É nesse sentido que afirma- se que, o homem se autoproduz, pelo seu trabalho ao mesmo tempo que constrói sua própria cultura.
Se o homem é o resultado desse processo pelo qual constrói a cultura e a si próprio, é impossível não pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Mas na realidade, não há um conceito de “homem universal” que possa servir de modelo para os educadores. Melhor seria referirmo-nos a uma condição humana, resultante do conjunto das relações sociais, que se modificam ao decorrer do tempo. Ou seja, não compreendemos o homem fora de sua prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto. Portanto, entende-se que através do trabalho, que o homem se desenvolve diante do mundo, transformando-se.
E de geração a geração vai assimilando e repassando a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo em que desenvolvem projetos de mudança.
Ou seja, o homem se insere no tempo: o presente humano não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido diante do passado e ira refletir no futuro.
Pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado
...