História Do Jogo De Xadrez E As Escolas Enxadrísticas
Por: Mário Sena Júnior • 27/5/2024 • Resenha • 988 Palavras (4 Páginas) • 45 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS PICOS
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE XADREZ E FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO/CLI/CEAD
HISTÓRIA DO JOGO DE XADREZ E AS ESCOLAS ENXADRÍSTICAS
PROFESSOR: HERALDO APARECIDO SILVA e NADIA CATARYNA NOGUEIRA E SILVA
RESENHA
CAPÍTULO 11: Ensino de xadrez em escolas de tempo integral: um estudo exploratório em Palmas, Tocantins.
Mário Antônio de Sena Júnior[1]
ALMEIDA, Marlucia; SÁ, Antônio. Ensino de Xadrez em escolas de tempo integral: Um estudo exploratório em Palmas, Tocantins. In: SILVA, Wilson. XADREZ E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA PARA O USO DO JOGO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO. Editora UFPR. 2012. p. 274 – 293. Disponível em: http://www.wilsondasilva.com.br/producao_wilson/livro_ufpr_revisao_13_6_2012.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.
Em Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Palmas tem-se um projeto de Implementação do ensino do xadrez em escolas de tempo integral. Dando importância a estas considerações, Almeida, et al (2012) apresenta em seu capítulo uma notável pesquisa com o intuito de apurar a prática do xadrez para o ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental em escolas de tempo integral de Tocantins.
O projeto tem como proposta principal a reaproximação entre experiência e pensamento, esforço e interesse, jogo e trabalho para uma aprendizagem realmente significativa e notável. Dessa forma os autores indagam que a educação integral não é apenas visão do sujeito em sua dimensão cognitiva e sim em sua dimensão biopsicosocial. Em outras palavras, para que ocorra de fato o aprendizado é necessário que ocorra no decorrer da vida do indivíduo, seja nos meios sociais, familiares, no meio escolar, no meio acadêmico, em ambientes formais e informais. Dessa forma, pensar em educação integral é pensar em uma educação integrada também com suas vivências, suas necessidades e seus interesses.
Para se ter de fato uma escola com tempo integral, há a necessidade de uma melhor adaptação por parte dela; com um melhor espaço físico, horário expandido, projeto curricular com um adequado conteúdo, principalmente na questão de qualidade e não apenas de quantidade. E dessa forma ampliando as oportunidades para a promoção de aprendizagens significativas e emancipadoras:
Apesar das dificuldades apontadas, o programa de escolas de tempo integral trouxe algumas inovações importantes relativas à estrutura e à cultura organizacional da escola. O horário integral, associado a uma proposta de escola que se pretende democrática, impõe soluções estruturalmente inovadoras. Entre elas destacaremos as que envolvem a utilização do tempo, do espaço e também as que envolvem a coesão e articulação do trabalho pedagógico (COELHO; CAVALIERE, 2002, p. 101).
Na questão de qualidade, as escolas de tempo integral devem levar em consideração, um corpo docente com capacitação continuada, suporte para a informática, estrutura física com mobiliários adequados, boas salas de aula, espaços específicos para oficinas, entre outros. Baseado nisso, a escola deve cumprir uma função social, Almeida (2012) diz que “além de garantir o acesso e a permanência, é preciso dar condições para que crianças e jovens tenham oportunidades, uma escola que apresente situações de aprendizagem que extrapolem os espaços de sala, que apresente outras oportunidades educativas e competências diversas”. Atualmente esses espaços e o conhecimento são repassados por diferentes meios e técnicas, e o uso da internet e de variados recursos digitais e de jogos são altamente usados para o ensino aprendizagem dessas crianças e escolas de tempo integrais.
Levando em conta ao pensamento anterior, devemos considerar a prática de xadrez para o desenvolver de habilidades e competências para essas crianças do ensino fundamental. Diversos autores já manifestaram seus estudos e pesquisas que evidenciam atividades como o xadrez para o desempenho do intelecto, além das consequências positivas no plano psicossocial (SÁ, 1988; 1994). De acordo com Sá (1988; 1994), em relação ao processo ensino aprendizagem do xadrez, é necessário reconhecer algumas distinções básicas para facilitar a compreensão do tema. A primeira delas é considerar as delimitações entre a Pedagogia do Xadrez e a Pedagogia pelo Xadrez.
...