História da Educação e da Pedagogia
Por: unemat • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 8.638 Palavras (35 Páginas) • 248 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP [pic 1]
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
PEDAGOGIA – 3° SEMESTRE
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Nome do aluno (a) Cleonice Okenaro Vera ( Ra ) 415027
Nome do aluno (a) Elaine Roieski Soares ( Ra) 7989726381
Nome do aluno (a) Juliene Márcia de Oliveira ( Ra ) 432285
Nome do aluno(a) Leni Aparecida Jorge dos santos ( Ra) 7969697128
Nome do aluno(a) Neudvania Onaezokenazokaerose (Ra) 442396
Profa. Helenrose A.da S. Pedroso Coelho
Tangará da Serra – MT, 01 de Abril de 2014
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................................ 03
História da Educação e da Pedagogia...................................................................................... 04
História da Educação e da Pedagogia no Brasil....................................................................... 07
A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica............................................................................................................ 13
Cronologia da História da Educação e da Pedagogia no Brasil............................................... 14
História da Educação em Tangará da Serra-MT e a E.E. 29 de Novembro..............................28
Conclusão................................................................................................................................. 32
Referencias Bibliográficas....................................................................................................... 33
Introdução
A educação não é algo abstrato, mas está inteiramente relacionado com a sociedade e com a cultura de cada momento histórico sendo responsável pela formalização do homem e assim prossegue por toda sua vida. De fato é um processo social e atua com força conservadora, estimuladora ou libertadora de indivíduos.
A história da educação nos permite compreender a evolução, as mudanças, as etapas, as acelerações, e os afrouxamentos e permite-nos a fazer um levantamento mais coerente da situação da educação atual.
A história da educação vive momentos de debates e interrogações acerca do seu estatística, pois a preocupação em demonstrar sua atualidade e relevância na formação do pedagogo. Pode-se dizer que a ocorrência dessa reconfiguração redefine também a posição que a disciplina ocupava no campo da pesquisa educacional, modificando, assim, o que vinha sendo constitutivo da fragilidade da disciplina a não problematização dos seus procedimentos e de seu objeto (CARVALHO, 2005).
A ciência da educação é constituída pelo conjunto de das disciplinas que estudam as condições de existência, de funcionamento, e de evolução das situações e dos fatos. E a pedagogia é uma ciência da educação, que trabalham juntos com outras ciências educacional, formalizando a pedagogia com ciência da educação.
E ainda a história da pedagogia permite-nos a compreender a pedagogia atual através do conhecimento do passado descobrindo as origens.
Para Carvalho (2005) o processo de renovação pelo qual a historia da educação vem passando enquanto disciplina acadêmica e campo de pesquisa tem sido acompanhado de intensa reflexão conceitual e metodológica.
A disciplina da historia da educação está vinculada a pedagogia e institucionalmente à formação de professores. Ressaltando que a história da educação não é uma especialização temática da História para configurar-se como uma ciência da educação e sim uma disciplina formadora (WARDE, 1990).
Nosso trabalho é refletir sobre os objetivos do ensino e aprendizagem da disciplina de história da pedagogia e da educação construindo disciplina tendo a modalidade de ciência ocupa no âmbito das ciências da educação.
A história é a interpretação dos acontecimentos da transformação do homem no tempo. A pedagogia é uma teoria da critica educação quando há transmissão ou modificação da herança cultural.
História da Educação e da Pedagogia
A história da educação e da pedagogia é a ciência uma das mais antigas e a mais desenvolvida. A palavra educação tem origem latina Educare e Educere, a primeira significa alimentar, transmitir informações a alguém. Já o segunda palavra, Educere, significa extrair, desabrochar, desenvolver algo que está no indivíduo.
Segundo Amado (2007) a história da educação nos leva a compreensão de evolução, mudanças, acelerações, afrouxamentos, e etapas. Esses processos permitem a fazer estudos específicos da situação da educação atual.
A história da educação tem início no final do século XIX e a partir dos anos de 1880 surgem publicações e cursos em Universidades e Escolas Normais da Europa. E no Brasil, a disciplina História da Educação aparece em 1927 como proposta de ensino curricular da Escola Normal do Rio de Janeiro.
Em cada lugar a história tem sua identidade e a cada dia surgem novos acontecimentos diferentes e por isso todos os tempos e em todos os lugares. Com a história da educação é possível construir através de maneiras pelos quais os povos transmitiam sua cultura e criam as instituições escolares.
O educador consciente e critico tem que compreender sua função em relação aos seus educando. E a final somos seres históricos nada escapa à dimensão do tempo. A memória de um povo tem a importante função de contribuir para o sentimento de pertencimento a um grupo de passado comum. A identidade de um povo é formulada com sentimentos através da cultura e é relembrado os acontecimentos do passado seja, uma comunidade, cidade, com propósito de reviver o passado. A memória seria a presença do passado, sendo assim, a história é o que dá vida a memória, mantendo vivos os grandes fatos e feitos notáveis de um povo. Os historiadores se interessam e precisam se interessar pela memória, pois devem ser os guardiões da história, através da história escrita, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado, para servir o presente e o futuro.
...