Historia da eja
Por: mah25 • 20/11/2015 • Resenha • 629 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
INTRODUÇAO
Este trabalho tem como principal objetivo, esclarecer sobre o TEA(Transtorno do Espectro Autista),mais conhecido como Autismo, e mostrar que mesmo com esse transtorno podem ter uma vida independente e normal. Através da inclusão na rede, muitas terapias e um grande empenho da escola, os sintomas podem ser amenizados ou ate extintos. A inclusão social esta além de aceitar a matricula da criança, incluir significa inserir, olhar para o aluno especial, sem limitações ,acreditar que ele pode desenvolver, através de alternativas e possibilidades que melhor atendam a essas necessidades
.O autismo é um transtorno que afeta a comunicação, interação e a linguagem, os primeiros sinais percebe-se nos três primeiros anos de vida, o que se faz necessário o diagnostico precoce. O autismo, como já foi citado ,é uma espectro, ou seja cada autista é único. Para auxiliar no seu desenvolvimento ,é necessário conhecer a fundo o histórico da criança em questão. Cada uma possui habilidade diferente da outra, como também dificuldades. O Autismo pode prejudicar na aprendizagem, porem se houver estímulos, terapias e muito empenho, ela terá chance de ter um futuro independente. O caminho pode ser longo, mas se percorrê-lo ate o fim, os resultados serão satisfatórios e surpreendentes.
A criança que apresenta esse transtorno tem dificuldades em:
- Atender a comandos
- Contato visual
- Interagir com outras crianças
- Comunicação
O autismo quando é tratado e estimulado de forma correta torna-se quase impercebível, pois eles tem capacidades de desenvolve-se, mesmo que seja em uma tempo diferente de uma criança Neuro típica. Os autistas precisam de estímulos para desenvolver a comunicação, pois a maioria deles apresenta ausência na fala, isso requer bastante investigação e incentivo tanto dos pais ,como da equipe pedagógica, pois muitas vezes a ausência da fala, ocorre porque os pais entregam de forma fácil o que a criança pede, sem saber esperar a tentativa da criança, na hora da petição. Também é necessário estimular a interação social, pois eles apresentam dificuldades em socializar-se com outras crianças, isso faz com que a sociedade julgue de forma incorreta ,achando que são pessoas que não tem sentimento, que não gostam de fazer amizades. Segundo Vigostski é preciso entender esse universo particular, para podermos ajuda-los:
‘‘ Se ignorarmos as necessidades das crianças, aquilo que efetivamente as incentivam a agir, nunca seremos capazes de entender seus avanços evolutivos para outro, porque cada avanço está ligado a uma mudança de motivos, inclinações e incentivos’’
VIGOTSKY, Pensamento, linguagem e arte. São Paulo: Martins Fontes:1991
A dificuldade na interação social, esta relacionado a falta de compreensão da fala do outro, alguns autista leves questionados acerca desse assunto, afirma que interação social é afetada, porque ele tem dificuldade de entender metáforas, ironias, ou seja, linguagem figurada. Para auxiliar qualquer pessoa dentro do espectro, tanto adulto como criança, é necessário entrar no seu mundo particular, o autista precisa sentir confiança ,para poder aproximar-se de alguém. Mesmo apresentando dificuldade na interação social é necessário sempre estimula-la, pois todo individuo é constituído socialmente.
...