Historia e Metodologia da Ciência
Por: TFLB • 12/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 811 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CURSO DE PEDAGOGIA- MODALIDADE A DISTÂNCIA CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE PROFª DRª FERNANDA AMORIM ACCORSI | [pic 2] |
Acadêmico: Lucimar Gomes Justino RA 97822
Polo: Itambé
ATIVIDADE 1
1) Produza uma narração, em formato textual, sobre uma experiência particular vivenciada, que tenha relação com o corpo, gênero e sexualidade, na perspectiva discutida na disciplina. Abaixo outras orientações:
Podemos compreender que o conhecimento do corpo e sexualidade é um conteúdo de grande aprendizado para o individuo e conversar com a criança desde o inicio de sua escolarização sobre esse assunto é de grande importância para seu desenvolvimento, visto que a criança é um ser inocente e eles devem estar informados sobre assuntos relacionados a sexualidade, mas sabemos que a nossa sociedade ainda tem grande preconceito sobre essa temática, seja pela parte conservadora, que alega que a criança ao entender sobre esses assuntos irá se erotizar e aflorar sua sexualidade, ou pela falta de informação dos mesmo. Mas compreendemos os benefícios que a conscientização desse assunto faz a criança e ao individuo, pois a maioria dos casos de abuso sexual infantil, ocorrem entre pessoas próximas das crianças, que não entendem o que esta acontecendo e acha que é apenas uma brincadeira como o abusador lhe informou, demorando anos para os casos de abuso serem conhecidos, em que a criança sofre muito com isso. Nesse sentido, apresentaremos uma história que aconteceu no município do estado do Paraná. Em um evento chamado Faça Bonito, que é uma campanha de conscientização sobre o abuso infantil, onde as redes de proteção a criança e ao adolescente se reúnem para comemorar no dia 18 de maio o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Assim no município são realizados o trabalho em rede que inicia-se na escola, são desenvolvidas no decorrer dessa semana atividades que busquem informação sobre o assunto de corpo e sexualidade, onde são tratadas de forma lúdica e de acordo da faixa etária dos alunos. São desenvolvidas palestras, gincanas, passeata, panfletagem e atividades que estão no planejamento dos professores. No último dia de atividades da semana, a proposta foi reunir os alunos e trabalhar a história O segredo de Tartarina, ao contar a história do animalzinho que sofria abuso sexual, uma das palestrantes da semana realizou uma palestra bem clara e lúdica com as crianças. Alguns dias depois da palestra, uma aluna procurou a professora e contou o que estava acontecendo em sua casa, pois a criança estava sofrendo abuso sexual de seu padrasto. Neste sentido, podemos destacar a importância de trabalhar esses conteúdos na escola, pois se não fosse essa iniciativa da escola em trabalhar sobre sexualidade e corpo, esse caso de abuso não seria descoberto.
...