Há quanto tempo atua na área da Educação?
Por: PriscilaAngelo • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 380 Visualizações
Nome: Priscila do Carmo Silva Angelo
Entrevista com diretoras
Nome: Marli Lúcio Rangel
Diretora de escola municipal de educação infantil
Questões
1-) Há quanto tempo atua na área da Educação?
Este é o 10º ano que atuo com Educação Infantil, sendo que é o meu 3ºano como Diretora de uma Escola de Educação Infantil.
2-) Qual a sua formação?
Sou graduada em Pedagogia – Licenciatura plena para Educação Infantil e Séries Iniciais, mas também tenho magistério específico para atuar na Educação Infantil.
3-) Possui preparação/formação específica para atuar na área de gestão escolar?
Não, apenas cursei um módulo na faculdade onde o assunto gestão foi abordado. Toda a experiência que tenho é baseada no trabalho de todos estes anos em EMEIs, sendo que sempre estive atuante também na diretoria da ACPM (Associação do Círculo de Pais e Mestres), onde tive a oportunidade de acompanhar bastante e de forma bem próxima grande parte das funções e decisões que são tomadas nas escolas.
4-) Quais são as maiores dificuldades encontradas frente à Direção?
As dificuldades aparecem no dia-a-dia, em situações diversificadas. Entre elas, destaco: Falta de recursos financeiros e apoio público municipal para melhorar espaço físico e adquirir material pedagógico, falta de pessoal qualificado para trabalhar com crianças (pois aparecem pessoas inexperientes e muito novas, que nunca atuaram e ali precisam ficar muitas vezes com bebês de 4 meses, o que acho muito compromisso para alguém assim). Além disso, considero o quão importante seria ter auxiliares na EMEI, especialmente nos Berçários e ressalto a dificuldade de agradar a todos, pais, alunos e equipe de funcionários, pois isso nem sempre é possível. Os baixos salários pagos em certos contratos (a diferença salarial entre eles) é também um fator que acho importante lembrar, bem como a dificuldade de poder lidar com crianças portadoras de necessidades especiais, pois a escola não tem pessoas capacitadas e nem ambiente adequado para recebê-las.
5-) Que outros profissionais atuam junto com você? Qual a função destes?
Uma vice-diretora, nutricionista e psicóloga, apesar de coordenadora pedagógica não termos atualmente na EMEI. A nutricionista supervisiona a alimentação das crianças e equipe de funcionários da escola e a psicóloga faz duas visitas mensais para acompanhar o desenvolvimento psicológico dos pequenos, bem como também dos funcionários. A vice-diretora me acompanha, divide opiniões, ajuda a coordenar a equipe e auxilia na tomada de decisões.
6-) Qual o foco principal de sua função?
Existem vários aspectos do trabalho que o diretor deve fazer na escola e que chamamos de papéis ou atribuições, entre eles que o diretor é o representante legal da secretaria estadual de educação e de que ele representa os alunos, a sua equipe e a comunidade, sendo o responsável por criar um ambiente de trabalho onde haja respeito e confiança entre os membros da equipe escolar, assegurando condições para o alcance dos objetivos. Por isso, acho muito importante definir e distribuir tarefas dando total apoio às pessoas que trabalham comigo e lembrando-me sempre de que um bom relacionamento é a base para uma boa gestão. Trabalhando desta forma, acredito que a escola está sendo bem administrada, apresentando um ambiente de trabalho tranquilo e que propicia boas condições de aprendizagem.
Assim, o foco do meu trabalho está voltado para a realização de um trabalho com determinação, a fim de tornar a escola um centro de qualidade de ensino e principalmente, de qualidade de vida.
7-) O que recomendaria aos novos gestores? Gostar do que faz.
8-) Quais os aspectos positivos do trabalho gestor?
Ver e conviver com o crescimento intelectual, físico e emocional das crianças e professores. Conhecer as pessoas e poder transmitir um pouco da vivencia de professora.
9-) Quais são para você, as principais responsabilidades do gestor escolar?
È a parte pedagógica a mais importante. Ao lado dela existe a administração, que sim faz parte das atribuições do gestor que responde pela escola e nessa qualidade é a maior autoridade. No entanto, a escola existe porque existem crianças querendo aprender e nenhuma escola foi construída e pensada para ser administrada, mas para formar crianças.
10-) Quais os aspectos negativos do trabalho do gestor?
Política partidária local, salário injusto, injustiça social
Entrevista com a diretora da escola particular de onde minha filha estuda.
Nome: Patrícia Marques de Almeida
Questões
1-) Há quanto tempo atua na área da educação? E na direção escolar?
Trabalho há 15 anos como professora e há 10 na direção escolar.
2-) Qual sua formação?
Sou
...